sábado, 15 de fevereiro de 2020

Neuropsicopedagoga Lidiane Leite concede entrevista ao vivo na Rádio Cidade Jundiai

A Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, concedeu nesta sexta-feira (14), entrevista à Rádio Cidade Jundiaí, dentro do programa “Show e Cia", apresentado pelo Radialista Paulinho Mauricio. A especialista falou que o sono é uma etapa crucial no processo de aprendizagem, já que o cérebro durante a noite faz uma reorganização interna. 

Durante a entrevista, Lidiane explicou sobre o processo de consolidação da memória que ocorre no Sono REN e também que a luz do celular antes de dormir interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono.

Neurpsicopedagoga Lidiane Leite respondeu ao vivo a várias perguntas do Paulinho e ressaltou que muitas crianças estão recebendo diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção só que na verdade muitas delas estão com privação de sono.  Repetiu várias vezes que nem sempre a falta de atenção é um transtorno. Muitas vezes as funções cognitivas e executivas estão sendo prejudicadas  pelo sono inadequado, pela fome e também pelo stress.

A especialista recomendou a todos os ouvintes procurarem um otorrino para verificar a respiração e solicitar uma polissonografia. Dessa maneira, a criança pode dar uma guinada de 180º. Os pais precisam saber se a criança está respirando pelo nariz corretamente e se ela durante a noite está passando por todas as fases do sono e conseguindo desta maneira gravar o que aprendeu durante o dia.

A Neuropsicopedagoga Lidiane Leite finalizou dizendo que considera a privação do sono um dos grandes problemas do nosso século.


Clique aqui, e ouça a primeira parte da entrevista.

Clique Aqui, e ouça a segunda parte da entrevista.

Clique aqui, e ouça a terceira parte da entrevista.

Clique Aqui, e ouça a quarta parte da entrevista.


Nenhum comentário: