segunda-feira, 7 de abril de 2014

CAPELINHA DE MELÃO

CAPELINHA DE MELÃO

É DE SÃO JOÃO


É DE CRAVO, É DE ROSA 


É DE MANJERICÃO


SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO 


NÃO ACORDA NÃO! 


ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI JOÃO!


sexta-feira, 21 de março de 2014

Brincadeira - Circuito Maluco

 Nome da atividade:  Circuito Maluco 

Objetivo: Desenvolver a motricidade 

Materiais: Calçados dos próprios alunos e uma corda

Descrição: O professor vai pedir para todas as crianças tirarem os sapatos. Depois colocar eles num canto todos misturados. Depois explicar o circuito. A criança vai ter que pular corda, depois falar 5 palavras que começam com a letra “M”, depois fazer 3 polichinelos e por fim calçar os seus sapatos. Ganha a criança que fizer mais rápido todo o circuito. 

Instrução: Hoje vamos fazer um circuito. Cada um de vocês deve pular corda, depois falar 5 palavras que começam com a letra “M”, em seguida fazer 3 polichinelos e por fim calçar os sapatos. Se tiver cadarço tem que amarrar. Ganha a criança que fizer mais rápido todo o circuito. Por isso tirem os sapatos e coloquem nesse canto para a gente começar. Dúvidas? 

Variações dessa atividade: Nessa atividade você pode variar solicitando que a criança de uma cambalhota no lugar do polichinelo. Também pode pedir que ela fale palavras que começam com o fonema que você determinar. 

Discussão: Hoje foi muito legal. Misturamos atividades de linguagem com atividades motoras. Movimentamos o nosso corpo e também revisamos algumas letras do alfabeto. Qu parte do circuito vocês mais gostaram? Vocês preferem atividades motoras ou de linguagem?

segunda-feira, 3 de março de 2014

Peixo vivo

Como pode o peixo vivo / Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo / Viver fora da água fria

Como poderei viver / Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua / Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua / Sem a tua companhia

Os pastores desta aldeia / Ja me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia / Ja me fazem zombaria

Por me verem assim chorando / Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua / Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua / Sem a tua companhia

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Brincadeira = Onde está a letra

 Nome da atividade:  Onde está a letra 

Objetivo: Trabalhar lateralidade e orientação espacial

Materiais: Giz, lousa e apagador 

Descrição: O professor deve explicar os termos (lado direito, lado esquerdo, em cima e embaixo) para as crianças. Depois, o professor vai escrever no meio da lousa um x. Em seguida, o professor vai escrever uma letra em maiúscula e escolher uma criança. A criança deve dizer em voz alta qual é o nome dessa letra e em que posição ela está em relação ao x. 

Instrução: Hoje vou escrever um x na lousa. Depois cada um de vocês vai ficar aqui na frente e dizer em voz alta o nome da letra e onde eu escrevi. Por exemplo. Escrevo a letra ”L” aqui na lousa. A criança escolhida deve dizer que a letra “L” está no lado esquerdo do X. 

Variações dessa atividade: Nessa atividade você pode escrever uma palavra e a criança vai ter que identificar o som da primeira letra da palavra que você escreveu na lousa e depois dizer à posição que ela está em relação ao x. 

Discussão: Pessoal, é muito importante entender o que está em cima, o que está em baixo, o que está no seu lado direito, no seu lado esquerdo. E aprendemos tudo isso porque na hora de escrever a gente vai ver que a letra “p” é aquela que tem a bolinha no lado direto e a letra ”q” é aquela letra que tem a bolinha no lado esquerdo. 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Borboletinha

Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a vizinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
Nariz de pica pau


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Passa, passa, Gavião,

Passa, passa, Gavião,
Todo mundo passa.
Os carpinteiros fazem assim,
Os carpinteiros fazem assim,
Assim, assim, Assim, assim.
Os cavaleiros fazem assim,
Os cavaleiros fazem assim,
Assim, assim, Assim, assim.
Os sapateiros fazem assim,
Os sapateiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Fui no Tororó

Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada

Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha !

Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar !
Por que eu tenho o Pedro
Para ser o meu par !