
É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO, É DE ROSA
É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO!
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI JOÃO!
Nome da atividade: Circuito Maluco
Objetivo: Desenvolver a motricidade
Materiais: Calçados dos próprios alunos e uma corda
Descrição: O professor vai pedir para todas as crianças tirarem os sapatos. Depois colocar eles num canto todos misturados. Depois explicar o circuito. A criança vai ter que pular corda, depois falar 5 palavras que começam com a letra “M”, depois fazer 3 polichinelos e por fim calçar os seus sapatos. Ganha a criança que fizer mais rápido todo o circuito.
Instrução: Hoje vamos fazer um circuito. Cada um de vocês deve pular corda, depois falar 5 palavras que começam com a letra “M”, em seguida fazer 3 polichinelos e por fim calçar os sapatos. Se tiver cadarço tem que amarrar. Ganha a criança que fizer mais rápido todo o circuito. Por isso tirem os sapatos e coloquem nesse canto para a gente começar. Dúvidas?
Variações dessa atividade: Nessa atividade você pode variar solicitando que a criança de uma cambalhota no lugar do polichinelo. Também pode pedir que ela fale palavras que começam com o fonema que você determinar.
Discussão: Hoje foi muito legal. Misturamos atividades de linguagem com atividades motoras. Movimentamos o nosso corpo e também revisamos algumas letras do alfabeto. Qu parte do circuito vocês mais gostaram? Vocês preferem atividades motoras ou de linguagem?
Nome da atividade: Onde está a letra
Objetivo: Trabalhar lateralidade e orientação espacial
Materiais: Giz, lousa e apagador
Descrição: O professor deve explicar os termos (lado direito, lado esquerdo, em cima e embaixo) para as crianças. Depois, o professor vai escrever no meio da lousa um x. Em seguida, o professor vai escrever uma letra em maiúscula e escolher uma criança. A criança deve dizer em voz alta qual é o nome dessa letra e em que posição ela está em relação ao x.
Instrução: Hoje vou escrever um x na lousa. Depois cada um de vocês vai ficar aqui na frente e dizer em voz alta o nome da letra e onde eu escrevi. Por exemplo. Escrevo a letra ”L” aqui na lousa. A criança escolhida deve dizer que a letra “L” está no lado esquerdo do X.
Variações dessa atividade: Nessa atividade você pode escrever uma palavra e a criança vai ter que identificar o som da primeira letra da palavra que você escreveu na lousa e depois dizer à posição que ela está em relação ao x.
Discussão: Pessoal, é muito importante entender o que está em cima, o que está em baixo, o que está no seu lado direito, no seu lado esquerdo. E aprendemos tudo isso porque na hora de escrever a gente vai ver que a letra “p” é aquela que tem a bolinha no lado direto e a letra ”q” é aquela letra que tem a bolinha no lado esquerdo.