segunda-feira, 23 de março de 2015

Brincadeira - Crie sua frase

Nome da atividade: Crie sua frase

Objetivo: Ampliar vocabulário e desenvolver consciência de palavras

Materiais: Giz, Lousa e Apagador

Descrição: Todos os alunos deverão ficar no centro da sala, em círculo. A professora vai escolher um aluno e pedir para criar uma frase utilizando duas palavras que ela vai dizer. Se ele conseguir, fica na roda. Se ele não conseguir ele sai da roda. 

Instrução: Hoje, vamos criar frases. Vamos usar nossa imaginação. Vou dizer duas palavras e quem eu escolher vai ter que montar uma frase com sentido utilizando as duas palavras.Por exemplo, se eu falar “carro” e “mamãe”. Uma criança pode criar ”A mamãe esta no carro”. Certo? Alguma dúvida?

Variações dessa atividade: Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo as crianças criar palavras usando letras ou até silabas. Além disso, você pode ir aumentando as palavras para que elas tenham que criar frases com sentido. E no final pedir que elas escrevessem no sulfite a frase completa. 

Discussão: Hoje, trabalhamos muito a nossa criatividade e nossa memória. Vocês criaram frases utilizando apenas as palavras que escolhi. Vocês viram que construímos as frases com palavras pequenas, grandes e medias. Do mesmo jeito as palavras são divididas em silabas, nós também podemos dividir as frases em pedaços. E esses pedaços se chamam palavras. 

segunda-feira, 2 de março de 2015

A Barata diz que tem


A Barata diz que tem sete saias de filó
É mentira da barata, ela tem é uma só
Ah ra ra, iá ro ró, ela tem é uma só !

A Barata diz que tem um sapato de veludo
É mentira da barata, o pé dela é peludo
Ah ra ra, Iu ru ru, o pé dela é peludo !

A Barata diz que tem uma cama de marfim
É mentira da barata, ela tem é de capim
Ah ra ra, rim rim rim, ela tem é de capim

A Barata diz que tem um anel de formatura
É mentira da barata, ela tem é casca dura
Ah ra ra , iu ru ru, ela tem é casca dura

A Barata diz que tem o cabelo cacheado
É mentira da barata, ela tem coco raspado
Ah ra ra, ia ro ró, ela tem coco raspado

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Brincadeira - Maratona das frases

Nome da atividade:  Maratona das frases 

Objetivo: Trabalhar frases e ampliar vocabulário 

Materiais: Sulfite e lápis

Descrição: O professor deve dividir a turma em dois grupos. As crianças devem formar uma fila. Em uma mesa, colocar folhas de sulfite com frases curtas em letras grandes e maiúsculas. A primeira criança da fila deve correr pegar uma folha e ler a frase em voz alta e depois ir para o fim da fila. A próxima criança deve fazer o mesmo procedimento. E assim sucessivamente. Ganha a atividade o grupo que terminar de ler todas as frases primeiro. 

Instrução: Nesta atividade vou dividir vocês em dois grupos. Cada grupo vai fazer uma fila. Cada criança deve vir na mesa, ler a frase em voz alta e depois voltar para o fim da fila. Ganha a atividade que terminar primeiro. Todos devem ler uma frase. Dúvidas?

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade incluindo poemas, parlendas e ate versos. Além disso, você também pode ir retirando as frases que já leram.

Discussão: Essa atividade foi interessante porque podemos praticam a nossa leitura. Percebemos que cada folha tinha frases pequenas e frases grandes. A frase é feita de palavras. Então tinha frases com 3 palavras outras frases com 8 palavras. Também podemos notar que entre as palavras tinha um espaço entre elas para poder ler melhor. Se as palavras tivessem reunidas e juntas iria ficar difícil para ler. Vocês não concordam ?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Escravos de Jó

Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Brincadeira - Imitando os animais

Nome da atividade:  Imitando os animais 

Objetivo: Fortalecer a tonicidade e o equilíbrio

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O professor deve explicar que o equilíbrio é a base para a realização de qualquer movimento. E que na hora de escrever temos que ter força para segurar o lápis e escrever no papel. Depois, o professor vai pedir que todos se levantem e fiquem em pé.  Em seguida, o professor vai falar “gato”, os alunos vão “engatinhar”, “cobra” os alunos vão “rastejar” e por último “cachorro” os alunos vão rolar. Todos devem participar e imitar todos os animais. 

 Instrução: Hoje vamos trabalhar o nosso corpo. Brincando vamos aumentar a nossa força e o nosso equilíbrio. A cada momento vamos imitar um animal. Quando eu falar “gato”, vocês devem “engatinhar”, “cobra” vocês devem “rastejar” e por último “cachorro” vocês devem “rolar”. Todos vão imitar os animais. Certo ? 

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo que eles façam polichinelo e cambalhotas. É importante desenvolver uma maturidade neuropsicomotora adequada para ter bons resultados no processo de alfabetização. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Vocês viram como é importante ter força para rastejar o nosso corpo e também para engatinhar.  A criança para andar de patins e de bicicleta precisa ter força e equilíbrio. Como escrever também precisa de força e equilíbrio. Agora quem da sabe andar de bicicleta ou de patins? 

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O SÍTIO DO SEU LOBATO

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM CACHORRO, IA, IA, Ô!
Era AU, AU, AU PRA CÁ
ERA AU, AU, AU PRA LÁ
ERA AU, AU, AU, PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UMA GALINHA, IA, IA, Ô!
ERA COCORICÓ PRA CÁ
ERA COCORICÓ PRA LÁ
ERA COCORICÓ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UMAVACA, IA, IA, Ô!
ERA MU, MU, MU PRA CÁ
ERA MU, MU, MU PRA LÁ
ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO IA, IA, Ô!
E NO SEU SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô!
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA, Ô!
IA, IA, Ô
IA, IA,Ô