quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Brincadeira - Meu nome tem....

Objetivo: Identificar o que são vogais e o que são consoantes. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O professor deve fazer uma roda e todos sentarem na chão. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Toda vez que o professor apontar para uma criança e bater uma palma, o aluno deve dizer quantas vogais tem no seu nome, se o professor bater duas palmas o aluno deve dizer quantas consoantes tem no nome do aluno. O aluno vai ter 10 segundos, caso ele não consiga lembrar, será eliminado. Todos devem participar. 

Instrução: Hoje na atividade vamos trabalhar com os nossos nomes. Iremos fazer uma roda. Para começarmos essa brincadeira vou escolher um aluno e bater palmas. Se eu bater 1 palma, eu quero saber quantas vogais tem no nome do aluno escolhido. Se for 2 palmas eu quero saber quantas consoantes tem no nome do aluno escolhido.  Por exemplo, escolho Paulo e bato 1 palma. Paulo responde 3 vogais. Todos entenderam?? 

Variações dessa atividade: Nesse primeiro momento trabalhamos vogais e consoantes. Você pode diversificar essa atividade mudando as perguntas. Você pode perguntar quantas letras no total e também quantos fonemas tem no total. 

Discussão: A atividade de hoje foi importante porque no alfabeto temos as vogais e as consoantes. Também descobrimos que toda palavra é formada por vogais e consoantes. Qual de vocês podem me dizer uma palavra que tenha mais vogais nela do que consoantes. Como a palavra ovo. Alguém se lembra de outra palavra?

sábado, 28 de julho de 2018

Brincadeira - Construa palavras

Objetivo: Desenvolver a manipulação silábica 

Materiais: Giz, lousa e apagador 

Descrição: O professor será responsável por escrever na lousa um desafio usando as sílabas das palavras. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor.  Duas crianças dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás do outro, cantando: "Passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem mulher e filhos / Que não pode sustentar". Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. O aluno que foi preso deve responder o desafio que o professor escreveu na lousa  por exemplo: "SA + PATO?" Se o aluno acertar, ele vai para o final da fila, mas se errar ele sai da fila. Ganha a brincadeira quem for o último que sobrar. Lembrando que a cada rodada o professor muda o desafio na roda. 

Instrução: Dois alunos vão me ajudar na atividade e os demais alunos vão passar por baixo. Quando a música acabar um de vocês vai ficar preso e terá que responder o desafio que está na lousa. Se acertar, volta para a fila, mas se errar foi eliminado. Todos entenderam? 

Variações dessa atividade: Nesse primeiro momento os desafios são no formato de adição, em segundo momento pode ser feito subtração. Ou seja, SAPATO- SA. E por fim outro momento misturando adição e subtração silábica. 

Discussão: Nesta atividade podemos brincar com as sílabas. Quando pegamos uma sílaba e adicionamos em uma palavra podemos formar outra palavra, como também no momento que retiro uma sílaba eu posso transformar em uma nova palavra. Essa atividade de adicionar e de subtrair as sílabas é chamada de manipulação silábica. 

terça-feira, 10 de julho de 2018

Psicopedagoga Lidiane Leite diz: Em excesso, Smartphone Prejudica Desenvolvimento das Crianças



Segundo um estudo divulgado pela Revista Crescer, 72% das crianças brasileiras usam o Smartphone para ver vídeos online. Entretanto, toda essa invasão tecnológica na primeira infância é um grande problema no desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança, prejudicando o seu crescimento. Essa informação quem explica é a Psicopedagoga Lidiane Leite.

Segundo ela, a maioria dessas crianças que usa a tecnologia não consegue amarrar o sapato. “Muitas crianças chegam no ensino fundamental com dificuldade de amarrar o sapato, de recortar, de segurar o lápis e ainda com problemas cognitivos e emocionais. Isso porque elas ao invés de estarem desenvolvendo sua coordenação motora fina e criando conexões cerebrais estão navegando na internet ou jogando vídeo game“.

De acordo com Lidiane Leite, a criança já pode criar conexões cerebrais no útero da mãe. “ Sempre falo para os pais que frequentam meu consultório, que o cérebro é uma das primeiras coisas que se formam no bebê e que a maior parte das conexões cerebrais é estabelecida até os 6 anos de idade. Apesar da criança estar no útero da mãe ela já tem capacidade de aprender e criar conexões cerebrais. E por essa razão, peço às mães que conversem com o bebê e até coloquem uma música para ele ouvir“ .

A psicopedagoga enfatiza que devemos aprender a dosar o tempo do uso do celular e do tablet e nunca utilizar esses recursos como ferramenta para silenciar e acalmar as crianças. Os pais precisam dar amor e ter dedicação, principalmente na primeira infância. Sugiro aos pais brincarem com seus filhos. Os jogos de tabuleiro, Jogo do Mico, Uno e Cilada são excelentes para trabalhar raciocínio lógico, funções executivas e planejamento ”, finaliza Lidiane Leite.

Muitos pais e mães se sentem desorientados frente às ocorrências relacionadas com o universo infantil . Diante dessa realidade, a Psicopedagoga Lidiane Leite separou para nós algumas atividades que ela realiza em suas oficinas multisensoriais com as crianças.

01- Embrulhe brinquedos com papel alumínio e peça para a criança desembrulhar. Essa atividade ajuda desenvolver atenção, concentração e a coordenação motora.

02- Rasgar, amassar e fazer bolinha de papel crepom utilizando apenas o dedo indicador e polegar ajuda muito na coordenação motora fina e fortalece as mãos das crianças.

03 – Circular objetos no papel sulfite aprimora aspectos importantes da escrita, tais como: traçado, forma, noção espacial, pinça, trajeto e muito mais.

04 – Recortar jornal ou revista velha. Essa atividade vai desenvolver percepção visual, coordenação visomotora, integração bilateral, orientação espacial e força muscular.

05- Desenhar e rabiscar estimula a inteligência, o pensamento, a criatividade e a escrita.

06- Colocar a criança de frente para o espelho e pedir para ela apontar algumas partes do corpo humano. A criança vai desenvolver a consciência corporal e também entender os limites do seu próprio corpo.

A psicopedagoga Lidiane Leite afirma que aprendizagem é um processo complexo, que vai além de letras e números. “Para a criança ler e escrever corretamente, ela precisa ter certas habilidades cognitivas, tais como: percepção, atenção e memória. Se uma dessas habilidades não estiver desenvolvida, a criança não vai conseguir aprender. Recomendo trocar o celular por atividades que desenvolvam essas habilidades, como também atividades que desenvolvam a motricidade fina e grossa, a consciência corporal e a organização espacial“.

Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Brincadeira: Trabalhando o equilíbrio


Brincadeira:
Trabalhando o equilíbrio 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O adulto vai pedir para a criança ficar com os pés juntos, braços relaxados e nas pontas dos pés por 10 segundos. Depois pedir para ficar com os braços relaxados, manter-se sobre a perna direita e a outra flexionada em ângulo reto, coxa paralela à direita, ou seja, ficar como o saci por 10 segundos. 

Variação: Quando a criança estiver confortável nessa atividade, pedir que ela feche os olhos quando tiver na pontinha dos pés e na posição do saci. Além disso, o adulto pode repetir a atividade dobrando a outra perna da criança. 

Sugestão de Discussão: Através dessa atividade podemos treinar o nosso equilíbrio. Na hora de escrever ter equilíbrio e uma boa postura é importante.  Se a gente tira os pés do chão, podemos cair e se machucar na cadeira prejudicando a nossa atenção e nosso foco. Por isso, que sempre peço para vocês sentarem direito.

Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

quarta-feira, 27 de junho de 2018

21 DE JULHO - OFICINAS SENSORIAIS - TRAGA SEU FILHO



Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG



sábado, 16 de junho de 2018

Brincadeira: Rabiscando o papel


Brincadeira:
Rabiscando o papel

Material: Giz de cera e papel

Descrição: O adulto deve entregar giz e papel para a criança. Mostrar como é rabiscar forte e como é rabiscar fraco. Depois, vai explicar que uma hora ele vai dizer “fraco” e outra hora vai dizer “forte”. Quando falar “fraco”, a criança deverá rabiscar bem devagar e sem força. Quando falar “forte”, a criança deverá rabiscar bem forte e com muita força.

Variação: Outra forma de brincar é o adulto bater palmas devagar, a criança rabisca sem força. Agora se o adulto bater palmas rápido a criança deverá desenhar com força. 

Sugestão de Discussão: Gostou da atividade? Foi legal? Na hora de rabiscar forte, você notou a força que você usou em sua mão? Quando rasgamos o papel na hora de escrever é porque estamos escrevendo com muita força. Então temos que diminuir essa força. 

Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

segunda-feira, 4 de junho de 2018

PSICOPEDAGOGA LIDIANE LEITE PROMOVE OFICINAS MULTISENSORIAIS





PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO

Traga seu filho para brincar e aprender nas oficinas lúdicas e  multisensoriais.

Todo sábado, das 13:30hs ás 16:30hs. 
( Vagas Limitadas )

Nossas atividades trabalham ao mesmo tempo mais de uma região do cérebro das crianças, isso intensifica a conexão entre elas.  

Venha conhecer nosso espaço agradável para atender seu filho(a) e estimular o desenvolvimento de suas capacidades ainda não adquiridas, favorecendo condições para um melhor aprendizado. 


Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG