domingo, 14 de outubro de 2018

Brincadeira: Vivendo na Selva


Brincadeira: Vivendo na Selva

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O adulto vai pedir que a criança fique em pé.  Em seguida, o adulto vai falar em voz alta a palavra “gato”.  A criança deverá “engatinhar”, quando  o adulto falar “cobra” a criança vai “rastejar” e por último quando o adulto falar “cachorro” a criança vai rolar. 

Variação: O adulto pode diversificar essa atividade pedindo que faça outros movimentos como polichinelo, marchar como soldado ou andar como saci.

Sugestão de Discussão: Olha só que atividade interessante! Você viu como é importante ter força para rastejar o nosso corpo e também para engatinhar.  A criança para andar de patins e de bicicleta precisa ter força e equilíbrio. Como escrever também precisa de força e equilíbrio. Você sabe andar de bicicleta ou de patins? 

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quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Brincadeiras - Roda das letras


Brincadeiras -
Roda das letras 

Objetivo: Trabalhar as letras do alfabeto e aumentar o vocabulário. 

Materiais: Bola 

Descrição: O grupo faz uma roda. Cada aluno vai escolher uma consoante do nosso alfabeto. Um aluno fica fora da roda, de costas ou com os olhos fechados. Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem o aluno fora da roda dizer "pare". Quem estiver com a bola nesse momento deve dizer a família da consoante que ele escolheu. Se errar está eliminado. Ganha o último que sobrar. 

Instrução: A atividade de hoje vamos formar grande roda e cada aluno vai escolher uma letra do alfabeto. Um aluno vai ficar de fora da roda e de olhos fechados. Enquanto isso vamos passando a bola de mão em mão até o escolhido dizer "pare". Nesse momento quem estiver com a bola, vai ter que falar rapidamente uma palavra que comece com a letra que escolheu. Por exemplo, se no começo da brincadeira eu escolhi o "P" então devo dizer "Pa", "Pe" ,“Pi, , “Po” e "Pu". 

Variações dessa atividade: Assim que os alunos estiverem adaptados e familiarizados com a atividade, você pode diversificar essa atividade pedindo que a criança escolha um fonema e depois quando a bola estiver com ela pedir que o aluno fale palavras com o fonema escolhido por ele mesmo. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Podemos trabalhar as letras do alfabeto. O nosso alfabeto é formado por vogais e consoantes. Quem sabe me dizer quais são as vogais? E as consoantes? Alguém sabe o alfabeto completo?

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sábado, 29 de setembro de 2018

Brincadeira - Roda roda


Brincadeira -
Roda roda

 Objetivo: Trabalhar a relação do grafema do fonema. 

Materiais: Bola

Descrição: O professor deve fazer uma roda com todos os alunos. O professor escreve na lousa uma letra do alfabeto. Depois os alunos têm que jogar a bola um para outro,  dizendo palavras com a letra escolhida. Quem errar ou não souber sai da roda. Ganha quem ficar por último. Lembrando que não pode dizer palavra repetida. 

Instrução: Nesta atividade iremos fazer uma roda e cada aluno vai ter que passar a bola dizendo uma palavra que começa com a letra que está na lousa. Quem errar ou não souber sai da roda. Lembrando que não pode dizer palavra repetida por exemplo, se na lousa eu escrever M, então cada um vai dizer palavras como mesa, mala, melancia e macaco. Todos entenderam?

Variações dessa atividade: Outra forma de realizar esta atividade é ao invés de escrever na lousa a letra do alfabeto e sim dizer um fonema para que os alunos  possam pensar que palavras começam com esse fonema. 

Discussão: Nessa atividade divertida podemos perceber que cada letra pode ter mais de um som diferente, como a Letra "C" e como a letra "G". Também aprendemos que tem letras que não tem nenhum som como a letra "H". Alguém sabe me dizer por quê?

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segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Psicopedagoga Lidiane Leite recomenda a todos os pais que façam check-up infantil.



A psicopedagoga Lidiane Leite alerta que além do fracasso escolar, a criança pode ter algum problema psicológico, neurológico ou auditivo que esteja 

atrapalhando o processo de alfabetização. 

A alfabetização atinge 85% da população mundial, de acordo com dados da ONU. Sendo que 3 em cada 10 brasileiros são considerados analfabetos funcionais. E para que essa realidade mude, as crianças devem na primeira infância, desenvolver a memória, atenção, a lateralidade e a motricidade. Sem ter essas habilidades desenvolvidas será muito difícil a criança ler, escrever e interpretar corretamente, diz a psicopedagoga Lidiane Leite.

De acordo com Lidiane Leite algumas atitudes dos pais durante a infância vão refletir no processo de alfabetização. "Uma criança que aprende a andar sem ter engatinhado provavelmente vai ter problemas para escrever pois não trabalhou corretamente o tônus, a postura e a equilíbrio. No engatinhar a criança esta desenvolvendo o movimento do punho que é primordial na hora de escrever."

Segundo a psicopedagoga Lidiane Leite desenvolvimento não tem salto. "Todas as etapas devem ser desenvolvidas. Muitos pais cortam o bico da mamadeira para facilitar e agilizar o processo. Está simples atitude prejudica muito o desenvolvimento da criança, pois o tamanho do furo tem um motivo, a criança precisa sugar e não engolir o conteúdo. O movimento de sugar e mastigar é importante no desenvolvimento da fala."

Lidiane Leite afirma que crianças que não têm rotina e que não conseguem dormir, terão problemas na alfabetização. "Crianças que tiveram problemas durante a sua gestação ou no parto, crianças que possuem um ambiente perturbador ou que os pais estão se divorciando, encaminho para uma psicóloga. Pois muitas dessas crianças estão sofrendo, silenciosamente, não conseguem dormir direito e portanto vão ter problemas de memorizar as informações e de ter atenção na hora de estudar. Dependendo do trauma ou do medo pode até gerar uma gagueira."

A psicopedagoga Lidiane Leite recomenda a todos os pais que façam check-up infantil. "Muitos pais me procuram imaginando que seus filhos têm algum transtorno ou síndrome, porém, na maioria das vezes, o que ocorre é a falta de desenvolvimentos de algumas habilidades, ou não escutam direito, ou não enxergam bem ou ainda não foram alfabetizados corretamente e passaram de ano. Sugiro marcarem uma consulta com uma fonoaudióloga, com um oftalmologista e um psicomotricista para avaliar os processos auditivos, visuais e as bases psicomotoras da criança."

Lidiane Leite alerta que é preciso ter muita cautela e cuidado para determinar algum diagnóstico. "É preciso investigar, avaliar todas as possibilidades antes de concluir que a criança tenha alguma síndrome ou transtorno. Precisamos ter a certeza de que a criança possui todas as funções e habilidades desenvolvidas para ler e escrever." 

A especialista finaliza dizendo que é muito diferente a criança não executar por ter um problema, da que ainda não aprendeu a fazer.

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sábado, 1 de setembro de 2018

Brincadeira: Direita ou Esquerda


Brincadeira:
Direita ou Esquerda

Materiais: Laranja, Limão e Maça. 

Descrição: O adulto deve colocar as frutas em cima da mesa. Laranja, Limão e Maça. Depois, pedir que a criança responda. Qual fruta está à direita do limão? Qual fruta está à esquerda da maça? E qual fruta está à direita da laranja? 

Variação: Você pode diversificar essa atividade perguntando para a criança qual é a primeira fruta? Qual é a segunda? E qual é a terceira? Também perguntar qual está no meio das três frutas.

Sugestão de Discussão: Você viu como é importante localizar e saber as posições. Também é importante compreender o que é direita e esquerda. Porque na hora da leitura a gente começa ler as palavras no texto pela esquerda para direita. 

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sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Brincadeira: Movimentando o corpo


Brincadeira: Movimentando o corpo

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: A criança deverá andar 2 metros posicionando alternadamente o calcanhar de um pé contra a ponta do outro sem perder o equilíbrio.  Em seguida, pedir que a criança salte oito vezes sem parar no mesmo lugar com as pernas flexionadas. Crianças de 5 anos deve saltar com os pés juntos 20cm e de 8 anos 40cm. 

Variação: Nessa atividade você pode variar solicitando que a criança salte com os pés juntos sobre uma faixa. Além disso, você pode subir a faixa e pedir que a crianças vá saltando até onde ela conseguir. Seria recomendável ir até 30/40 cm.

Sugestão de Discussão: É muito importante a gente movimentar nosso corpo. Dessa maneira podemos perceber e compreender como funciona cada parte dele. Quando a gente brinca de saltar, usamos muito mais nossos pés e nossas pernas. Quando arremessamos usamos mais as nossas mãos e nossos braços. E quando andamos usamos que partes do nosso corpo? 

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sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Brincadeira - Pega pega das letras

Objetivo: Ensinar que as letras têm sons e podem ser diferentes. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: Nesta atividade, o professor escolhe um aluno para ser o pegador.  Para não serem apanhadas, os demais alunos fogem. Quando o pegador consegue tocar em um colega, ele deve fazer o som de uma letra. O aluno que ele pegou deve dizer qual é a letra que tem esse som. Se ele errou, passa então ele ser o pegador. Se ele acertar, ele escapa e o pegador vai tentar desafiar outro aluno. Não há um vencedor. A atividade acaba quando os alunos se cansam. 

Instrução: Nesta atividade vou escolher um aluno que vai ser o pegador. Os demais alunos devem fugir dele. Se o pegador tocar em você, ele vai fazer um som com a boca e você deve prestar atenção e dizer qual a letra desse som. Se acertar o jogo continua e o pegador vai tentar tocar em outra criança. Se o aluno errar ele vira o pegador. Todos entenderam? 

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade mudando a atitude do pegador. Ao invés dele fazer o som da letra, ele pode fazer o som do fonema. Dificultando a atividade. Para as crianças trabalhar os fonemas é mais difícil por isso deve alterar a forma só depois que elas já tiverem confortáveis com o som das letras. 

Discussão: Vocês viram como é importante prestar atenção nos sons. Cada letra do nosso alfabeto tem um som diferente. Por isso é muito importante conhecer os sons para aprender a falar e depois escrever. Cada som das letras a nossa boca faz movimentos diferentes, como nossa língua também muda de lugar dentro da boca. Prestem atenção quando você faz o som do S e quando você faz o som da letra A. Nossa boca se movimenta muito diferente. Vejam, façam o som e reparem nos movimentos da sua boca.