sábado, 26 de novembro de 2011

Bicho não é gente

Fico super preocupada e aterrorizada de ver petshops e clínicas lotadas de gente gastando somas astronômicas com os seus bichinhos de estimação, enquanto há crianças abandonadas nos semáforos, esquinas e becos mendigando e sendo exploradas de todas as maneiras possíveis.

Conheço muita gente que não tem filhos e encontra na companhia de um animalzinho o remédio para a solidão. è muito mais fácil cuidar e controlar um animal de uma pessoa. Maioria das pessoas usam esses animais para suprir a sua carência afetiva. A relação passa a ser problemática quando a pessoa usa o animal para preencher vazios e aliviar suas frustrações, preferindo a companhia do bicho ao contato com pessoas.

Um cão é um cão. O maior exagero é projetar no bicho necessidades que não fazem o menor sentido para ele. Bicho não é gente e nunca vai ser. Respeitar o animal, atendendo às reais necessidades dele é a maior demonstração de afeto que se pode dar. Para fazer isso é preciso conhecer a natureza do cão.O animal não deve substituir os amigos, filhos, namorados, muito menos interferir na vida social da pessoa. O excesso de atenção gera dependência, ansiedade e estresse. Isso é ruim para os dois lados.