segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Brincadeira - Construindo frases

Nome da atividade:  Construindo frases

Objetivo: Desenvolver consciência de palavras 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: O professor deve falar uma frase com quatro palavras para a classe. Depois escolher quatro crianças para irem à frente da sala. Cada criança vai representar uma palavra da frase. Os alunos ficam um ao lado do outro misturados e cada um deve dizer em voz alta a palavra que está representando. Depois, a professora pede que os demais alunos organizem as crianças conforme a sequencia de palavras da frase para dar sentido. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. A frase pode ser repetida varias vezes pelo professor para que os demais alunos possam organizar as quatro crianças no seu lugar correto dando sentido na frase.

Instrução: Nesta atividade vou escolher quatro crianças para vir aqui e ficar de frente para a classe. Cada criança vai falar em voz alta e um por vez a palavra que está representando. Porem, as crianças não vão estar na ordem correta. A missão de vocês é organizar as palavras para que fique na sequencia e com sentido. Para ajudar vocês, sempre vou repetir estar repetindo a frase. Vamos começar? Alguma dúvida?

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo que duas crianças falem em voz alta ao mesmo tempo as palavras para a classe, dificultando a compreensão. Além disso, você pode escrever na lousa a frase para que as crianças olhando para a lousa possa organizar as 4 crianças na mesma sequencia. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Cada criança representou uma parte da frase. Vocês tiveram que organizar e colocar elas em ordem para construir a frase com sentido. Vocês viram que as crianças estavam juntas, mas não coladas, tinha um espaço entre elas. Do mesmo jeito quando escrevemos uma fase devemos colocar um espaço entre as palavras. Para que todo mundo possa compreender. 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Marcha Soldado

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda
A bandeira nacional.


REPETIR REFRÃO 1

REPETIR REFRÃO 2

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Atividade - Brincando de rimar

Nome da atividade:  Brincando de rimar

Objetivo: Desenvolver a habilidade de rimar 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: Todos os alunos deverão ficar no centro da sala, em círculo. A professora vai pedir para cada aluno dizer seu nome e procurar uma palavra que rime com seu nome. Por exemplo, “Mariana” rima com “banana”.  Todos participam e atividade acaba quando todas as crianças tenham tentado rimar. 

Instrução: Hoje vamos brincar de rimar. Vamos fazer uma roda e cada criança vai ser seu o seu nome em voz alta. Depois vai dizer uma palavra que rime com seu nome. Por exemplo, “João” rima com “Balão”.

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo as crianças escrevam na folha de sulfite palavras que terminam com o mesmo som do seu nome. Além disso, você pode pedir que ela diga quantas letras tem seu nome e quantas fonemas tem o nome dela. Questionar também quantas vogais e quantas consoantes tem o nome da criança. 

Discussão: Essa atividade foi legal porque conseguimos perceber que até os nossos nomes podemos rimar. A rima está na música, na história e na poesia. É muito fácil rimar, basta a gente ficar em silencio e perceber o final da palavra. Vejam que Mariana rima com banana, vejam como o final tem o mesmo som. Não precisa escrever parecido, pois osso e pescoço rimam também. 


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

FUI NA ESPANHA

FUI NA ESPANHA BUSCAR O MEU CHAPÉU
AZUL E BRANCO DA COR DAQUELE CÉU.
OLHA PALMA, PALMA, PALMA
OLHA PÉ, PÉ, PÉ
OLHA RODA, RODA, RODA
CARANGUEJO PEIXE É.
CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É,
CARANGUEJO SÓ É PEIXE
NA VAZANTE DA MARÉ.
SAMBA CRIOLA QUE VEIO DA BAHIA
PEGA ESTA CRIANÇA E JOGA NA BACIA.
A BACIA É DE OURO, AREADA COM SABÃO,
DEPOIS DE TUDO PRONTO, ENXUGA NO ROUPÃO.
O ROUPÃO É DE SEDA,
CAMINHA DE FILÓ
QUEM NÃO PEGAR SEU PAR
FICARÁ PARA A VOVÓ.
A BÊNÇÃO VOVÓ, A BÊNÇÃO VOVÓ!
CRIOU LÊ LÊ
CRIOU LÊ LÊ LÁ LÁ CRIOULA LÊ LÊ
NÃO SOU EU QUE CAIO LÁ.

sábado, 21 de novembro de 2015

Brincadeira - Adivinhe que palavra é

 Nome da atividade:  Adivinhe que palavra é 

Objetivo: Desenvolver consciência fonológica

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: Todos os alunos deverão ficar no centro da sala, em círculo. A professora vai ficar no meio do circulo e vai dar dicas para as crianças descobrirem as palavras. Ganha quem acertar a palavra. Até alguém acertar a professora vai dando dicas para ajudar as crianças. 

Instrução: Hoje vamos brincar de adivinhação. Todos vão participar. Ganha a atividade quem acertar a palavra.  Por isso, preste atenção nas dicas que vou dar. Pendem antes de responder. Por exemplo, Dicas: “tem três silabas”, “é um animal”, “começa com a letra c“ ganha à criança que falar “cachorro”. 

Variações dessa atividade: Outra forma de brincar essa atividade é o professor pedir para os alunos adivinharem o fonema, mencionando palavras que usam esse fonema no começo da palavra.

Discussão: Nesta atividade podemos perceber que existem vários tipos de palavras. Vocês viram que essas palavras podem ser pequenas ou grandes. Essas palavras podem ser classificadas como frutas, objetos, animais e que cada palavra que falamos tinha um som inicial diferente. As palavras podem ser divididas como as frases, por isso é tão legal brincar com elas.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

A PASSANDO NUMA PINGUELINHA
MEU CHINELINHO CAIU DO PÉ
OS PEIXINHOS RECLAMARAM:
QUE CHEIRINHO DE CHULÉ
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Brincadeira - Lista de Palavras

Nome da atividade:  Lista de Palavras

Objetivo: Ampliar vocabulário e trabalhar as letras do alfabeto

Materiais: Sulfite e lápis

Descrição: A professora deve fazer um som de uma letra e as crianças devem escrever na folha de sulfite todas as palavras que elas lembrarem que tenham esse som. Tanto pode ser no meio, no começo e no final. Por exemplo, a letra “L”, a criança pode escrever, “lua”, “anel e “bola”. Todos participam da atividade. 

Instrução: Nesta atividade vou faz um som de uma letra. E vocês vão ter que identificar qual letra é e depois fazer uma lista com 5 palavras que tenha esse som. A letra pode estar no começo, no meio e no final. Por exemplo, vou fazer o som do “R” e vocês devem escrever palavras como “rua”, “flor” e “carro”. Certo?

Variações dessa atividade: Outra forma de brincar essa atividade é o professor pedir para os alunos separarem em três colunas. Cada coluna ela coloca as palavras separadamente. 1º coluna palavras que começam com a letra, 2º coluna palavras que terminam com a letra e 3º coluna que está no meio da palavra a letra. Além disso, pode fazer essa mesma atividade com o som do fonema. 

Discussão: Essa atividade podemos perceber que as letras podem estar tanto no começo das palavras, como no meio e no fim. A mesma letra pode ter sons diferentes, por isso que é muito importante prestar bastante atenção nas letras ao seu redor.