Nome da atividade: Direita ou Esquerda
Objetivo: Trabalhar lateralidade e orientação espacial
Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.
Descrição: O professor deve explicar os termos (frente, trás, lado direito, lado esquerdo, perto e longe) para as crianças. Explicar que elas devem perceber e localizar a posição em que o corpo dela está inserido no ambiente. Depois, o professor deve escolher 3 crianças e pedir que elas fiquem na frente da sala uma do lado da outra. O professor em seguida vai chamar as outras crianças para dizer as posição das três crianças.
Instrução: Hoje vou escolher três crianças e elas vão ficar uma do lado da outra. Depois irei chamar cada um de vocês para me responder a posição delas. Por exemplo: Maria, João e Paulo ficam na frente de vocês nessa ordem. Chamo uma criança e pergunto “Maria está à direita ou à esquerda de Paulo”. A criança responde “Esquerda”. Chamo outra criança e pergunto “João está na frente ou atrás de você”, a criança deve dizer na “frente”. Certo?
Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade aumentando a dificuldade colocando uma criança em cima de uma caixa e usar os termos em cima e em baixo na atividade. Além disso, você pode perguntar quem é o primeiro e quem é o último e quem está no meio. Essas atividades devem trabalhar não só os lados direito e esquerdo e sim estimular o senso de espaço e a percepção da criança.
Discussão: Vocês viram como é importante localizar e saber as posições de pessoas no ambiente. Também é importante compreender o que é direita e esquerda. Porque na hora da leitura a gente começa sempre pela esquerda e depois vamos lendo para direita. Aí depois vamos para linha de baixo e começamos de novo ler na esquerda para direita. Esse é o caminho e a direção que usamos na hora de ler.
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