sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Brincadeira - O que tem no meu corpo?

Nome da atividade:  O que tem no meu corpo?

Objetivo: Desenvolver esquema corporal

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: O professor deve explicar que é muito importante conhecer cada parte do nosso corpo e ter controle dele. Pois uma criança cujo esquema corporal é mal formado não coordena bem os movimentos, principalmente na hora da escrita. Depois, o professor deve fazer uma roda. Em seguida, deve chamar um aluno por vez e pedir que ele feche os olhos e dizer 5 partes do corpo humano.  Todos devem participar. 

Instrução: Hoje vamos conhecer o nosso corpo.  Eu vou fazer uma roda e cada criança vai se levantar e dizer 5 partes do nosso corpo. Por exemplo: uma criança pode dizer “cabeça”, “perna”, “pescoço”, “joelho” e “barriga”.  Dúvidas? Entenderam?

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade solicitando que a criança deve dizer as partes do corpo humano de baixo para cima. Começando com os pés até chegar à cabeça. Desta maneira, na hora da escrita,  ela vai conseguir escrever melhor. Pois ela vai ver que “W”  tem os traços para cima e o “M” tem os traços para baixo. 

Discussão: Para escrever é muito importante conhecer o nosso corpo e ter controle de cada parte dele. Quando a gente escreve utilizamos algumas partes do nosso corpo. Cada parte do nosso corpo tem uma função. Para que serve nossas mãos e nossos olhos? 

Nenhum comentário: