quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Brincadeira - Imitando os animais

Nome da atividade:  Imitando os animais 

Objetivo: Fortalecer a tonicidade e o equilíbrio

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O professor deve explicar que o equilíbrio é a base para a realização de qualquer movimento. E que na hora de escrever temos que ter força para segurar o lápis e escrever no papel. Depois, o professor vai pedir que todos se levantem e fiquem em pé.  Em seguida, o professor vai falar “gato”, os alunos vão “engatinhar”, “cobra” os alunos vão “rastejar” e por último “cachorro” os alunos vão rolar. Todos devem participar e imitar todos os animais. 

 Instrução: Hoje vamos trabalhar o nosso corpo. Brincando vamos aumentar a nossa força e o nosso equilíbrio. A cada momento vamos imitar um animal. Quando eu falar “gato”, vocês devem “engatinhar”, “cobra” vocês devem “rastejar” e por último “cachorro” vocês devem “rolar”. Todos vão imitar os animais. Certo ? 

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo que eles façam polichinelo e cambalhotas. É importante desenvolver uma maturidade neuropsicomotora adequada para ter bons resultados no processo de alfabetização. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Vocês viram como é importante ter força para rastejar o nosso corpo e também para engatinhar.  A criança para andar de patins e de bicicleta precisa ter força e equilíbrio. Como escrever também precisa de força e equilíbrio. Agora quem da sabe andar de bicicleta ou de patins? 

Nenhum comentário: