segunda-feira, 27 de abril de 2015

Brincadeira - Pega pega das silabas

Nome da atividade: Pega pega das silabas  

Objetivo: Trabalhar segmentação silábica 

Materiais: Sulfite e lápis

Descrição: O professor vai espalhar de um lado da sala, folhas com varias silabas viradas para cima. O professor deve escolher duas crianças para se posicionarem do outro lado da sala. Em seguida, o professor deve dizer em voz alta uma silaba como “TO”. Após você dizer “Já”, as duas crianças correm até o local, procuram a folha que tem a silaba “TO” e voltam à posição inicial. Então, dizem uma palavra que começa com a silaba encontrada. O professor deve conferir a folha e se a palavra que ele disse começa com essa silaba. Repita a brincadeira até que toda a turma tenha participado.

Instrução: A atividade de hoje vai ser feita em duplas. Cada dupla vai ter que vir aqui na mesa e procurar a folha que tiver a silaba que pedir. Depois de achar a folha deve voltar à posição inicial e dizer uma palavra que começa com essa silaba. Por exemplo, eu digo “MA”, a dupla vai procurar a folha de sulfite que tenha essa silaba. Voltando a criança pode dizer “macaco”. Alguma dúvida? 

Variações dessa atividade: Quando os alunos tiverem confortáveis com esta atividade, você pode pedir que eles voltam pulando como saci, ou marchando como um soldado. Além disso, você pode pedir duas silabas ao mesmo tempo, para que elas possam falar no final falar duas palavras, uma para cada silaba. Como por exemplo “BA” e “PA”. 

Discussão: Nesta atividade podemos brincar com as sílabas, além de trabalhar com o nosso corpo. Brincando podemos perceber que tem varias palavras que começam com a mesma silaba. Como também vimos nesta atividade que essa mesma silaba pode ser utilizada no final da palavra. Isso acontece porque as palavras podem ser divididas em silabas.  Desta maneira, podemos trocar, inverter e até adicionar silabas para criar novas palavras. 


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