quarta-feira, 30 de março de 2016

Brincadeira - Jogos dos nomes

Nome da atividade:  Jogos dos nomes 

Objetivo:  Desenvolvendo consciência fonológica

Materiais: Giz, lousa e apagador

Descrição: Todos os alunos deverão ficar sentados em seu lugar. O professor vai escolher duas crianças.  A primeira criança deve dizer seu nome em voz alta para a classe e a outra criança deve escrever na lousa a letra inicial.  Todos devem participar. 

Instrução: Hoje, vamos formar duplas e todos vão participar. Cada dupla vai vir aqui na frente. Uma criança vai dizer em voz alta para a classe seu primeiro nome e a outra criança  deve escrever na lousa a letra que começa o nome do amigo. Por exemplo, Maria levanta e diz seu nome. Em seguida, João vai escrever na lousa a letra “M”.    

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade escrevendo na lousa uma letra e pedir para as crianças procurarem na sala objetos que começam com essa letra. Além disso, você pode fazer o som da letra e pedir que elas numa folha de sulfite escrevam os quatro tipos de escrita (cursiva maiúscula, cursiva minúscula, maiúscula e minúscula).

Discussão: Essa brincadeira é interessante, porque podemos notar que cada letra tem um som.  Também percebemos que as palavras podem começar com mesmo som como também tem palavras que terminam com o mesmo som. Basta prestar atenção e verificar se os sons são iguais ou diferentes. 






Nenhum comentário: