quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Brincadeira - Maiúsculo X Minúsculo

Objetivo: Trabalhar a relação da letra maiúscula com a letra minúscula. 

Materiais: Lousa, giz, apagador, sulfite e Lápis 

Descrição: Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Os alunos são divididos em grupos. O professor deve escrever na lousa uma letra maiúscula(bastão). Cada grupo vai ter 2 minutos para olhar a letra e escrever na folha a letra minúscula correspondente. Ganha a rodada quem escrever primeiro a letra minúscula corretamente.  

Instrução: Vou dividir vocês em dois grupos. Cada grupo vai ter que me mostrar a resposta de um desafio. Cada rodada eu vou escrever na lousa uma letra em bastão maiúscula. Vocês vão ter 2 minutos para escrever na folha a letra bastão minúscula dessa letra e me mostrar. Por exemplo, se eu escrever na lousa “H” ganha o grupo que escrever primeiro “h” e me mostrar a folha. Alguma dúvida? Entenderam?  

Variações dessa atividade: Quando os alunos tiverem confortáveis com esta atividade, você pode diversificar mudando para letra cursiva. Além disso, você pode variar, e trocando uma hora bastão, outra hora cursiva.

Discussão: Através da atividade de hoje podemos aprender sobre as letras minúsculas e que elas fazem pares com as letras maiúsculas. Alguém sabe me dizer porque existe as letras minúsculas?  Existe outro ripo de letra além dessas?

Nenhum comentário: