quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Brincadeira - Que letra sou?

Objetivo: Perceber e memorizar as letras 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: O professor deve escolher um aluno, os demais alunos devem ficar em silêncio. O professor deve pedir que o aluno fique de costa e preste atenção em seus dedos.  O professor deverá desenhar uma letra nas costas do aluno bem devagar. Em seguida, o aluno precisa dizer para o professor e seus colegas que letra havia sentido. 

Instrução: Atividade de hoje iremos trabalhar o alfabeto de forma diferente. Vou desenhar uma letra nas costas de vocês. Todos devem respirar profundamente e sentir os movimentos de meu dedo. No final vocês devem me dizer qual foi a letra que vocês perceberam. 

Variações dessa atividade: Outra forma de realizar essa atividade é pedir que a criança desenhe a letra que ela sentiu e percebeu. Além disso, pode pedir que ela fale palavras com essa letra. 

Discussão: Hoje, podemos aprender as letras de forma sensorial, nós sentimos as letras, usamos nosso corpo, nossa pele, nosso tato, para tentar descobrir qual letra eu estava fazendo nas costas de vocês. Crianças que não conseguem enxergar usam muito tato, as pontas dos dedos para ler. Alguém já ouviu falar em leitura em Braile?

Nenhum comentário: