sexta-feira, 31 de março de 2017

Brincadeira - Sequencia de letras

Objetivo: Memorizar as letras do alfabeto, relacionando o som da letra. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: Nesta atividade cada criança vai falar o nome de uma letra. O professor escolhe o primeiro aluno e pede para ele falar no meio da roda. O próximo aluno escolhido pelo professor precisa repetir o nome da letra do jogador anterior e acrescentar mais uma. E por aí vai! Se alguém se atrapalhar e não lembrar da sequencia de palavras ou pronunciar o som da letra errado, é eliminado. Ganha o último aluno que sobrar no círculo. 

Instrução: Hoje vamos fazer uma roda. Vou escolher um aluno e ele deve ir para o meio da roda e dizer o nome de uma letra. O próximo aluno que eu escolher precisa repetir o nome da letra do jogador anterior e acrescentar mais uma letra. Por exemplo, O primeiro aluno diz a letra “C”, o segundo aluno diz: “C” e “M”. . E por aí vai! Quem não se lembrar de todas as letras, será eliminado. Todos compreenderam? Ficou alguma dúvida? 

Variações dessa atividade: Depois das crianças terem se familiarizados com a atividade, você pode pedir para elas falarem o som da letra e não o nome da letra. Desenvolver a  consciência silábica é mais fácil que desenvolver a consciência fonêmica. 

Discussão: A atividade de hoje foi divertida porque além de trabalhar memória, podemos conhecer todos os nomes das letras do alfabeto. Nosso alfabeto tem 26 letras. Cada letra do alfabeto tem um som. Por isso que é tão importante prestar atenção nos sons das palavras.  

Nenhum comentário: