segunda-feira, 17 de abril de 2017

Brincadeira - Twister do alfabeto

 Objetivo: Identificar as letras pelo som 

Materiais: Sulfite e Lápis 

Descrição: Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor.  O professor deve espalhar e prender no chão folhas de sulfite com letras em bastão. Em seguida, o professor escolhe um aluno para brincar, os demais alunos ficam observando até serem chamados. O professor faz o som de uma letra. O aluno deve localizar e posicionar a sua mão ou o pé nas letras no chão. Cada rodada o professor faz um som diferente e o aluno deve mover os pés e as mãos sem cair e sem tocar o cotovelo ou joelho no chão. 

Instrução: A atividade de hoje vamos trabalhar o corpo e as letras também. No chão vocês vão encontrar letras do nosso alfabeto. Farei o som de uma letra e vocês devem tocar com a mão ou com o pé sem cair ou tocar o joelho no chão. A cada rodada vou fazendo sons e vocês vão localizando as letras e se posicionando. Todos entenderam? Alguma dúvida? 

Variações dessa atividade: Outra forma de realizar essa atividade é pedir para o aluno quando tocar na letra dizer palavras com aquela vogal ou consoante. 

Discussão: Hoje realizamos essa atividade bem legal. Vocês prestaram atenção que todas as letras do chão tinham um som diferente. É muito importante perceber que cada letra do nosso alfabeto tem um som.  Temos que aprender o nome da letra e também o som que ela faz. Qual som de letra vocês mais gostaram de ouvir? E qual som de letra foi difícil de entender e descobrir a letra? 

Nenhum comentário: