sábado, 24 de fevereiro de 2018

Brincadeira - Palavra Invertida


Brincadeira -
Palavra Invertida

Objetivo: Trabalhar consciência fonológica brincando de transposição silábica. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: Todos os alunos ficam em pé. O professor tenta procurar os alunos de olhos fechados. Quando o professor encostar, em algum aluno ele deve dizer uma palavra. O aluno deve então responder invertendo as sílabas e dizendo a palavra que se formou. Se o aluno errar, ele é eliminado e o jogo continua.  Vence a atividade  quem ficar por último. 

Instrução: Nesta atividade irei ficar de olhos fechados e vocês vão ficar em pé. Quando eu encostar em vocês, vou dizer uma palavra, para não ser eliminado vocês devem me responder invertendo as sílabas e dizendo qual palavra se formou. Por exemplo, eu digo cama, o aluno que encostei deverá dizer maca. Entenderam? Alguma dúvida? 

Variações dessa atividade: Outra forma de brincar essa atividade é o professor falar as duas palavras e pedir para o aluno o dizer está certo ou errado. Ou seja, o professor diz: cama e maca, o aluno deve dizer certo. Se falar errado ou não souber perde. 

Discussão: Essa atividade foi bem bacana porque aprendemos através dela que podemos inverter as sílabas para montar e criar novas palavras. Isso ocorre porque as palavras são feitas de pedacinhos. Cada pedacinho pode ser manipulado e invertido. 

Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Nenhum comentário: