RESPIRAR PROFUNDAMENTE PROPORCIONA SAÚDE E BEM ESTAR
Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, explica que praticar exercícios de respiração é o caminho para viver melhor e obter mais saúde e mais qualidade de vida.
De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite, especialista em psicomotricidade, 450 milhões de pessoas sofrem com algum transtorno de saúde mental e aproximadamente um milhão comete suicídio a cada ano. "A qualidade de vida dos adultos não vai muito bem. 52% das pessoas acima de 18 anos já recebeu diagnóstico de pelo menos uma doença crônica em 2019.", explica. "Atualmente, o Brasil é um dos países mais ansiosos, sedentários, estressados do mundo e um dos líderes em casos de depressão. É lamentável o quanto as pessoas não prestam atenção à sua própria respiração e nem cuidam do seu corpo”, ressalta.
A Neuropsicopedagoga diz que os adultos que realizam exercícios respiratórios regulam as emoções, reduzem a ansiedade e o estresse resultando assim uma melhora significativa em suas vidas. "Estudos já evidenciam que a respiração profundamente gera vários benefícios melhorando a vida dos adultos, tais como: melhora o sono e a digestão, controla melhor à pressão arterial, regula as emoções, nutre o corpo, reduz as tensões musculares, libera adrenalina, elimina toxinas, aumenta o fluxo sanguíneo, melhora a imunidade, baixa a ansiedade, reduz inflamações, aumenta o nível de energia, acalma o sistema nervoso e relaxa o corpo e a mente."
Segundo Lidiane a respiração rápida e curta pode atrapalhar os estudos e a vida profissional dos adultos. "Quem tem uma respiração torácica pode ficar mais cansado e desanimado porque não consegue eliminar todo o gás carbônico produzido e nem consegue oxigenar o cérebro perfeitamente. Além disso, estudos de diversos autores revelam que a respiração curta e rápida pode gerar mais estresse, ansiedade, fadiga e outros problemas de saúde."
A especialista em psicomotricidade Lidiane Leite, explica que embora a respiração seja um ato inconsciente, podemos controlá-la e assim influenciar nossos estados emocionais."O ritmo da respiração revela o nosso estado físico, mental e emocional. Uma pessoa equilibrada, apresenta uma respiração profunda, lenta, suave e desobstruída. Agora uma pessoa com as emoções alteradas possui uma respiração rápida, curta e superficial. Assim, prestar atenção e aprender a ouvir a nossa respiração é essencial para regular as emoções e obter uma melhor qualidade de vida."
Pensando em auxiliar na prevenção e no equilíbrio da sua saúde dos adultos, a Lidiane Leite separou alguns exercícios de respiração, que ela recomenda em seus cursos e palestras.
01 - Inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
02 - Feche a boca e inspire e expire pelo nariz
03 - Prenda o nariz e inspire e expire pela boca.
04 - Inspirar e expirar em etapas: inspirar duas vezes e em seguida, expirar duas vezes.
05 - Inspire e expire várias vezes lentamente, pronunciando as consoantes: P B T D G Q.
06 - Inspire pelo nariz; usando o ar inspirado articule os fonemas “a” e “u”, até esgotar o fôlego.
07 - Feche os olhos, inspire e expire profundamente e depois mentalmente percorra todas as regiões do seu corpo. Observe e sinta o seu corpo.
"Devemos aprender a respirar, pois, do mesmo modo que nossas emoções afetam diretamente a nossa maneira de respirar, a maneira como nos educamos a nossa respiração pode modificar o que sentimos. Respirar profundamente é sentir profundamente. Através da respiração profunda o ser humano tem mais facilidade de tocar e libertar sentimentos reprimidos", finaliza a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite.
Lidiane Leite - Redes Sociais:
Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY
Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG
Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU
YouTube ➝ https://bit.ly/3aFhhqI
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.