sexta-feira, 26 de junho de 2015

Brincadeira - Quem sou eu ?

 Nome da atividade: Quem sou eu ? 

Objetivo: Trabalhar o alfabeto

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: O professor deve escolher uma criança para ir ao centro da sala e pedir que feche os olhos. Os demais alunos permanecem em silencio. A professora escolhe outra criança para ler em voz alta, a sequencia do alfabeto. A criança de olhos fechados deve identificar quem está falando. Na hora que acabar o alfabeto, ele deve dizer o nome dessa criança. Repita a atividade, até que todos tenham participado.

Instrução: Nesta atividade vocês vão ficar de olhos fechados e vão tentar descobrir quem está falando o alfabeto. Por exemplo, eu escolho Maria, ela vai ficar de olhos fechados. Antonio vai começar a ler em voz alta a sequencia do alfabeto. Quando ele terminar Maria vai ter que dizer qual o nome dele. Se falar Antonio, acertou. Certo?

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade incluindo mais crianças para ler o alfabeto e assim confundir a criança que esta com os olhos fechados. Além disso, você pedir para que a criança leia uma frase ou até um verso ao invés de falar as letras do alfabeto. 

Discussão: Essa atividade trabalha nossos sentidos, principalmente a audição. Todos tiveram que prestar atenção na voz e tentar identificar o nome do colega enquanto ele falava o alfabeto. Nosso alfabeto tem 26 letras. % vogais e o restante são as consoantes. Todas as letras tem som, exceto uma letra. Alguém sabe qual é essa letra. 


segunda-feira, 8 de junho de 2015

Pai Francisco

Pai Francisco entrou na roda
Tocando o seu violão
Bi–rim-bão bão bão, Bi–rim-bão bão bão !
Vem de lá Seu Delegado
E Pai Franciso foi pra prisão.
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Brincadeira - Vivo ou morto

Nome da atividade: Vivo ou morto 

Objetivo: Trabalhar as letras do alfabeto e os seus sons. 

Materiais: Sulfite e lápis 

Descrição: A professora deve entregar para cada aluno um papel com uma letra do alfabeto em maiúsculo. Todos devem olhar e memorizar a letra que recebeu. A professora vai fazer três sons de letras. Todos que receberam essas três letras devem se sentar, quem não recebeu permanece em pé. 

Instrução: Hoje vamos brincar de Vivo ou Morto. Cada um de vocês vai receber um papel com uma letra em maiúscula. Depois que todos receberem irei fazer três sons. Se for a letra que você recebeu. Você deve se sentar, se esse som não é da sua letra, você deve ficar em pé. Por exemplo, se eu fizer “SSSS”, e você recebeu a letra “X”, então você deve ficar em pé. Agora se eu fizer “RRRR” e você recebeu a letra “R” você deve se sentar. Alguma duvida? Todos entenderam?

Variações dessa atividade: Outra forma de brincar essa atividade é o professor entregar palavras ou figuras para cada criança. E dizer o som dos fonemas. Quem tiver esse som de fonema em sua palavra senta, quem não tiver continua em pé. 

Discussão: Essa atividade foi legal porque trabalhamos os sons das letras.  Cada letra do alfabeto tem um som. Com exceção da letra H, que não tem som nenhum. No alfabeto temos vogais e também temos consoantes. Vocês sabiam que a mesma letra pode ter dois sons ?

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Iindiozinhos

Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Brincadeira - Pega pega das silabas

Nome da atividade: Pega pega das silabas  

Objetivo: Trabalhar segmentação silábica 

Materiais: Sulfite e lápis

Descrição: O professor vai espalhar de um lado da sala, folhas com varias silabas viradas para cima. O professor deve escolher duas crianças para se posicionarem do outro lado da sala. Em seguida, o professor deve dizer em voz alta uma silaba como “TO”. Após você dizer “Já”, as duas crianças correm até o local, procuram a folha que tem a silaba “TO” e voltam à posição inicial. Então, dizem uma palavra que começa com a silaba encontrada. O professor deve conferir a folha e se a palavra que ele disse começa com essa silaba. Repita a brincadeira até que toda a turma tenha participado.

Instrução: A atividade de hoje vai ser feita em duplas. Cada dupla vai ter que vir aqui na mesa e procurar a folha que tiver a silaba que pedir. Depois de achar a folha deve voltar à posição inicial e dizer uma palavra que começa com essa silaba. Por exemplo, eu digo “MA”, a dupla vai procurar a folha de sulfite que tenha essa silaba. Voltando a criança pode dizer “macaco”. Alguma dúvida? 

Variações dessa atividade: Quando os alunos tiverem confortáveis com esta atividade, você pode pedir que eles voltam pulando como saci, ou marchando como um soldado. Além disso, você pode pedir duas silabas ao mesmo tempo, para que elas possam falar no final falar duas palavras, uma para cada silaba. Como por exemplo “BA” e “PA”. 

Discussão: Nesta atividade podemos brincar com as sílabas, além de trabalhar com o nosso corpo. Brincando podemos perceber que tem varias palavras que começam com a mesma silaba. Como também vimos nesta atividade que essa mesma silaba pode ser utilizada no final da palavra. Isso acontece porque as palavras podem ser divididas em silabas.  Desta maneira, podemos trocar, inverter e até adicionar silabas para criar novas palavras. 


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Nesta rua

Nesta rua, nesta rua, tem um bosque
Que se chama, que se chama, Solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei seu coração
É porque tu roubastes o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque eu te quero tanto bem

Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar

segunda-feira, 23 de março de 2015

Brincadeira - Crie sua frase

Nome da atividade: Crie sua frase

Objetivo: Ampliar vocabulário e desenvolver consciência de palavras

Materiais: Giz, Lousa e Apagador

Descrição: Todos os alunos deverão ficar no centro da sala, em círculo. A professora vai escolher um aluno e pedir para criar uma frase utilizando duas palavras que ela vai dizer. Se ele conseguir, fica na roda. Se ele não conseguir ele sai da roda. 

Instrução: Hoje, vamos criar frases. Vamos usar nossa imaginação. Vou dizer duas palavras e quem eu escolher vai ter que montar uma frase com sentido utilizando as duas palavras.Por exemplo, se eu falar “carro” e “mamãe”. Uma criança pode criar ”A mamãe esta no carro”. Certo? Alguma dúvida?

Variações dessa atividade: Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo as crianças criar palavras usando letras ou até silabas. Além disso, você pode ir aumentando as palavras para que elas tenham que criar frases com sentido. E no final pedir que elas escrevessem no sulfite a frase completa. 

Discussão: Hoje, trabalhamos muito a nossa criatividade e nossa memória. Vocês criaram frases utilizando apenas as palavras que escolhi. Vocês viram que construímos as frases com palavras pequenas, grandes e medias. Do mesmo jeito as palavras são divididas em silabas, nós também podemos dividir as frases em pedaços. E esses pedaços se chamam palavras.