sexta-feira, 31 de maio de 2019
Neuropsicopedagoga Lidiane Leite leva a neurociência para a sala de aula
quarta-feira, 15 de maio de 2019
Brincadeira - Passeio no cobertor
quinta-feira, 9 de maio de 2019
Brincadeira - Cadê as vogais
Nome da atividade: Cadê as vogais
Objetivo: Identificar e introduzir as vogais
Materiais: Giz, lousa e apagador
Descrição: Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Todas as crianças vão participar. O professor vai escrever na lousa palavras de forma maiúscula que começam com vogais e palavras que começam com consoantes. Depois de escrever pedir que as crianças digam o nome da cada figura. Em seguida, cada aluno vai ter que ir na lousa e apagar uma palavra que começa com a vogal.
Instrução: Nesta atividade vamos olhar com muita atenção as palavras escritas na lousa. Eu vou falar uma vogal para cada um de vocês e, depois vocês vão ter que apagar aqui na lousa uma palavra que começa com essa vogal. Todos entenderam?
Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade mudando as vogais. Além disso, você pode pedir que a criança reproduza as diferentes formas de escrita das vogais numa folha de sulfite, para que elas fixem a forma ortográfica das letras.
Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Cada vogal tem o seu som e podemos escrever essa letra de quatro formas. Na forma cursiva maiúscula, cursiva minúscula, maiúscula e minúscula. Quando for escrever um texto não se deve misturar as formas. Ouse escreve tudo em cursiva ou em maiúscula. Quem pode ir lá na lousa escrever as 4 formas de escrita da vogal U.
sábado, 27 de abril de 2019
Curso da Psicopedagoga Simaia Sampaio
Não poderia deixar de ir e aprender com elas novos jogos e brincadeiras para usar na clínica.
Fazer novas amigas, ter mais conhecimento e principalmente ver de pertinho ela não tem preço.
Obrigada por compartilhar comigo e com as meninas um pouco de sua sabedoria.
Agora é esperar o próximo curso.
sexta-feira, 12 de abril de 2019
Os sistemas sensoriais e a aprendizagem da Roberta Barabas
Estava esperando faz tempo assistir um curso voltado para o sistema sensorial. E quando soube que a Prof. Roberta ia dar, fiz a inscrição na hora.
O primeiro degrau do processo de aprendizagem é ter um bom desenvolvimento do sistema sensorial. Acredito que experimentar e sentir é aprender.
Roberta Barabas é uma excelente professora que sempre nos ajuda a crescer e evoluir na esfera pessoal como também na esfera profissional.
Os brinquedos e jogos sensoriais que ela fabrica e faz com sua filha são excelentes. Comprei vários. Até o próximo curso.
quarta-feira, 3 de abril de 2019
Brincadeira: Saltando na linha
Brincadeira: Saltando na linha
Material: Fita adesiva
Descrição: O adulto irá colocar a fita adesiva no chão, formando uma linha reta. A criança deverá percorrer toda a linha saltando com os dois pés juntos. Depois, a criança deverá voltar na mesma linha marchando como um soldado.
Variação: Quando a criança tiver confortável, repetir a atividade pedindo que a criança vá de costa e volte girando.
Sugestão de Discussão: Gostou dessa atividade? Foi legal para você? Hoje, você movimentou muito o seu corpo. Você prefere andar ou saltar como o canguru? O que foi mais fácil fazer? Será que você consegue se rastejar como a cobra?
sexta-feira, 29 de março de 2019
Estarei no congresso em Santa Catarina em outubro
Vou participar da Oficina - Avaliação e Intervenção do TDAH no Hotel Bourbon no dia 03.10.2019.
E também das palestras do congresso durante os dias 03 até 05 de Outubro.
Hotel Reservado, passagens compradas e tudo pronto.
Esse ano não tive tempo de montar um projeto para expor, entretanto, o próximo com certeza irei expor.
Beijinhos