O papel da escola na educação dos nossos filhos está cada vez mais fortalecido. Hoje, as famílias deixam seus filhos no berçário e na escola, para que aprendam o quanto antes a se relacionarem e a adquirirem novos conhecimentos.
As crianças brincam, aprendem a cantar, a dançar, a desenhar, a usar o próprio talher para comer, a ir ao banheiro, enfim uma série de situações que muitas vezes em casa no convívio somente com adultos, estas aprendizagens não acontecem. A escola não é um bicho de sete cabeças, é uma verdadeira aliada dos pais na grande missão de Educar!
Devemos encarar a Educação Infantil com seriedade e respeito, pois é nessa fase do aprender brincando que a criança define sua personalidade escolar. Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir e perseverar, aprender a perder, percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente.
Na escola, as crianças aprendem a repartir, a dividir, a ver o outro, ou seja, precisam aprender que a professora também tem outras crianças e que todas precisam saber esperar para falar em grupo, precisam aprender a usar e guardar o seu material e o material de uso coletivo.
Colocar seu pequeno na instituição deve ser um momento de comemoração, de alegria e não de sofrimento. No futuro, seu filho será eternamente grato por este ato de amor.
Brincar é viver criativamente no mundo.