As crianças que crescem em ambientes ricos musicalmente, tendem a desenvolver a aprendizagem e a comunicação mais rapidamente do que as outras crianças. Isso porque a música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.
Fazer as crianças imitar com a boca, os sons dos objetos e do que está ao seu redor, faz com que ela tenha maior observação sobre o mundo em que vive e a desenvolver desde cedo a sensibilidade para a música. Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
A música é uma das mais eficazes formas de integrar as várias culturas, por ser uma linguagem universal. A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música, aprende a conviver melhor com as outras crianças.
Os benefícios que a música traz para as crianças são: Melhoria do desenvolvimento cerebral; aumento das capacidades motoras; facilita o relacionamento entre pais e filhos; ajuda a compreensão dos conceitos matemáticos; contribui para o desenvolvimento da expressão pessoal; intensifica a auto-estima e confiança e melhora a capacidade da concentração e o poder da imaginação.