Objetivo: Trabalhar os sons das palavras, desenvolvendo a consciência silábica.
Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.
Descrição: Nessa atividade os alunos se organizam em uma fila. O primeiro da fila cochicha e sussurra no ouvido do amigo mais próximo duas palavras que rimam. Os demais alunos não podem escutar. Este faz o mesmo com o seguinte, tentando repetir a mesma rima, e assim por diante. O último da fila diz em voz alta as palavras que ele entendeu.
Instrução: Hoje vamos fazer uma fila. O primeiro vai dizer bem baixinho, duas palavras que rimam. Por exemplo, “bola” e “cola”. O segundo da fila vai repetir o que escutou para o colega da frente. Até chegar no último. A criança que estiver no último lugar na fila vai ter que me dizer o que entendeu. Por isso, prestem atenção, para não repetir palavra errada. Vamos começar.
Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade solicitando os primeiros alunos a falarem palavras e depois até frases inteiras. Além disso, você pode pedir que o último aluno da fila escreva na lousa as palavras que ele escutou.
Discussão: Essa atividade foi interessante porque podemos aprender a rimar e também porque tivemos que prestar muita atenção e ficar quietos para ouvir o colega. Utilizamos muito nessa atividade a audição. Todos tocam em suas orelhas. O som entra aqui. Então muitas vezes os nossos pais levam no médico para avaliar e verificar se estamos ouvindo corretamente. Alguém já fez exame na orelha? Alguém já foi no oftalmo?
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