Objetivo: Desenvolver a consciência silábica trabalhando com rimas.
Materiais: Giz, lousa e apagador
Descrição: O professor deve dividir a lousa em duas partes. Na metade da lousa você escreve as letras em bastão. Na outra metade da lousa, você desenha figuras que começam com essas letras. O professor escolhe um aluno para fazer o pareamento. Ligar a letra com a figura. O professor deve orientar o aluno que ele não pode tirar o giz da lousa até a letra inicial chegar na figura correspondente.
Instrução: Hoje a atividade é na lousa. Vocês vão ter que ligar a figura com a sua letra inicial correspondente. Por exemplo, uma abelha liga com a letra A, uma estrela você vai ligar com a letra E, um osso com a letra O. Mas tem uma detalhe importante não pode tirar o giz da lousa. Tem que ligar sem tirar o giz.
Variações dessa atividade: Quando as crianças estiverem confortáveis nessa atividade, faça o pareamento usando as consoantes, tais como: V , F, B, P, T e D. Dessa maneira, você vai trabalhar o princípio alfabético e também trabalhar as habilidades auditivas, se o aluno consegue discriminar os sons.
Discussão: Através dessa atividade podemos aprender que existem palavras que começam com as vogais, por exemplo, “anel”, “urso”, “igreja”. As vogais fazem parte do nosso alfabeto. Quando junto ela e uma consoante eu formo uma sílaba. Alguém pode dar um exemplo e montar uma silaba ?
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