segunda-feira, 4 de julho de 2016

Lição de casa: Um momento especial

Pode não parecer, mas a lição de casa, por mais simples que seja, possui um papel fundamental na educação dos filhos. Estudar, pesquisar, ler e escrever fora da sala de aula é essencial para o desenvolvimento social e cultural da criança.

Os pais precisam participar da vida escolar, no entanto, devem ajudar seus filhos sem oferecer respostas prontas. Por exemplo: conversar sobre o que aprenderam na escola, demonstrar curiosidade em relação à rotina de estudos, levar até bibliotecas e ajudar a tirar dúvidas, mas nunca fazer os exercícios.

A lição de casa é um exercício que o aluno deve fazer sozinho. Quando a criança desenvolve um vínculo agradável com os estudos, ela aguça a curiosidade e o senso crítico, criando autonomia para buscar o conhecimento por conta própria.

Por meio da lição, o professor pode descobrir quais são as dúvidas e trabalhar novamente os pontos em que ele apresenta mais dificuldades.Portanto, lembre-se, na classe as crianças recebem a informação, mas é em casa que elas realmente concretizam o que aprenderam e memorizam o conteúdo.

As funções da lição de casa são sistematizar o aprendizado da sala de aula, preparar para novos conteúdos e aprofundar os conhecimentos. Portanto, lição de casa é um instrumento fundamental para a escola e não deve deixar de existir na rotina diária das crianças.