quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Brincadeira - Letras na lousa

Objetivo: Corresponder grafema com fonema 

Materiais: Lousa, giz e apagador. 

Descrição: O professor deve escrever em toda a lousa letras em bastão, números e formas geométricas. Todos os alunos devem participar da atividade. O professor deve escolher um aluno, os demais alunos devem ficar em silêncio. O professor deve fazer o som de uma letra e pedir que o aluno encontre essa letra e circule na lousa.  Assim, as crianças se envolvem buscando a letra, todos se divertem e dessa forma os alunos aprendem o alfabeto. 

Instrução: Nesta atividade eu vou escrever números, letras e figuras. Cada um de vocês vai ter que localizar uma letra aqui na lousa. Então prestem muita atenção nos movimentos da minha boca e o som que irei fazer para descobrir qual e a letra que estou falando. Em seguida, vocês devem achar ela aqui na lousa e fazer um circulo.  

Variações dessa atividade: Outra forma de realizar essa atividade é pedir que a criança depois de localizar a letra desenhe no sulfite figuras que começam com o mesmo som. Assim a criança vai trabalhar a sonoridade das palavras e desenvolver a consciência fonológica brincando. 

Discussão: Através dessa brincadeira podemos notar que cada letra a nossa boca se movimenta diferente. Isso ocorre porque cada letra tem um som. Tem letras que abrimos muito a boca, outras letras quando falamos deixamos nossa boca quase fechada. Nossa língua dentro da boca, também se movimenta dependendo da letra que falamos. Vejam como nossa boca se movimenta quando falamos a vogal “U”.  Agora reparem na boca quando vocês falam a vogal ‘I”.


Nenhum comentário: