sábado, 27 de maio de 2017

Brincadeira - Caça letras

Objetivo: Reconhecer suas letras e organiza-las em ordem.

Materiais: Sulfite, lápis e tesoura, giz, apagador e lousa 

Descrição: Primeiramente o professor deve imprimir um alfabeto, recortar as letras e colocar em distintos espaços da sala. Depois escrever em letra bastão 5 palavras na lousa. Todos os alunos ao mesmo tempo devem procurar na sala as letras para formar as palavras que estão na lousa. Ganha quem achar as letras espalhadas. 

Instrução: Hoje vamos brincar de caça letras. Aqui na sala eu espalhei e escondi varias letras. Vocês vão ter 5 minutos para procurar as letras e colocar aqui na mesa para que possamos formar as palavras que estão na lousa. Ganha quem encontrar as letras. As palavras são: BOCA, CASA, PATO, SAPO, BOTO. Vamos começar? Procurem as letras.

Variações dessa atividade: Uma outra forma de você realizar essa atividade é trabalhar as palavras irregulares e que tenham silabas complexas. Além disso, você também pode escrever na lousa palavras trissílabas e polissílabas. 

Discussão: Essa brincadeira foi interessante pois através dela percebemos que uma palavra é feita de letras. Tem vogais, tem consoantes. Nós tivemos que achar todas as letras e depois organizar na ordem certa para que se formasse a palavra que estava na lousa. Portanto, podemos separar as palavras por sílabas e também por letras. E será que existe uma outra forma de separar a palavra?

Nenhum comentário: