segunda-feira, 5 de junho de 2017

SEU FILHO FAZ XIXI NA CAMA?

O melhor caminho é observar as circunstâncias que podem estar desencadeando o fato e orientar o filho sobre como usar o banheiro, intervalos regulares para urinar, ingestão de líquidos etc.

“Percebo que muitos pais acabam tratando a adversidade de modo equivocado, por falta de conhecimento”, pontua a coordenadora pedagógica Lidiane Leite, do colégio Machado de Assis, em São Paulo (SP). “Sempre digo que os filhos não têm culpa: não são ‘preguiçosos’ ou ‘sem-vergonha’. Puni-los ou brigar com eles só os deixarão mais angustiados e desencadear um sentimento de inferioridade e a diminuição da autoestima”. Para ela, a circunstância demanda mais amor, atenção, tolerância e ajuda para ser superada.

Reforço positivo

“Aos poucos, eles vão aprendendo o processo de higienização da cama, o funcionamento do toalete e a importância de urinar no local correto, mas tudo tem seu tempo”, ressalta. A profissional recomenda, portanto, que eles não sejam levados para dormir junto com adultos depois de constatado algum “escape” à noite. “Pois isso pode funcionar como uma recompensa, e acabar por condicioná-los de forma errada”. Falar sobre o assunto é o melhor caminho a ser adotado: como meio de enfatizar que eles estão crescendo e entrando em uma nova fase, na qual há uma série de eventos diferentes, os quais podem realizar por si próprios.

http://www.daquidali.com.br/vida-pratica/seu-filho-faz-xixi-na-cama-especialistas-contam-como-acabar-com-o-problema/