segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Brincadeira - Zip e zap

Objetivo: Conscientizar e ensinar que as palavras podem ser pequenas ou grandes. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Todos os alunos  deverão ficar em pé, no centro da sala, em círculo. O professor poderá iniciar o jogo. Ele deverá apontar para um aluno e dizer “zip”, então o aluno deverá falar uma palavra monossílaba. Se o professor disser “ZAP”, o aluno deverá falar uma palavra dissílaba. O aluno vai ter 10 segundos, caso ele não consiga lembrar, será eliminado. Todos devem participar. 

Instrução: Hoje vamos fazer uma roda e eu ficarei no meio. Para começarmos essa atividade vou apontar para alguém da roda e dizer zip ou zap. Se eu falar zip o aluno escolhido deve responder uma palavra monossílaba, ou seja, que tenha um pedacinho a palavra, como pão, mas quando eu dizer zap o aluno escolhido deve dizer palavras dissílabas, que tem dois pedacinho, como sapo. Os demais alunos permanecem em silêncio para não atrapalhar a atividade. Alguma dúvida? Entenderam? 

Variações dessa atividade: Quando os alunos tiverem confortáveis com esta atividade, você pode diversificar mudando para palavras trissílabas e polissílabas. Saber de quantas sílabas uma palavra é composta ajuda a desenvolver a consciência fonológica. 

Discussão: A atividade de hoje foi legal, porque aprendemos que os pedacinhos de cada palavra são chamados de sílabas e as palavras são formadas por uma ou mais sílabas. Tem palavras com 1 sílaba, 2 sílabas, 3 sílabas e até 4 sílabas. Pense no seu nome. Quantos pedacinhos você encontra em seu nome? 

Nenhum comentário: