sábado, 28 de julho de 2018

Brincadeira - Construa palavras

Objetivo: Desenvolver a manipulação silábica 

Materiais: Giz, lousa e apagador 

Descrição: O professor será responsável por escrever na lousa um desafio usando as sílabas das palavras. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor.  Duas crianças dão as mãos formando um túnel por onde os colegas passam, um atrás do outro, cantando: "Passa, passa três vezes / O último que ficar / Tem mulher e filhos / Que não pode sustentar". Quando a música acaba, as duas crianças que formam o túnel abaixam os braços prendendo o colega que está passando naquele momento. O aluno que foi preso deve responder o desafio que o professor escreveu na lousa  por exemplo: "SA + PATO?" Se o aluno acertar, ele vai para o final da fila, mas se errar ele sai da fila. Ganha a brincadeira quem for o último que sobrar. Lembrando que a cada rodada o professor muda o desafio na roda. 

Instrução: Dois alunos vão me ajudar na atividade e os demais alunos vão passar por baixo. Quando a música acabar um de vocês vai ficar preso e terá que responder o desafio que está na lousa. Se acertar, volta para a fila, mas se errar foi eliminado. Todos entenderam? 

Variações dessa atividade: Nesse primeiro momento os desafios são no formato de adição, em segundo momento pode ser feito subtração. Ou seja, SAPATO- SA. E por fim outro momento misturando adição e subtração silábica. 

Discussão: Nesta atividade podemos brincar com as sílabas. Quando pegamos uma sílaba e adicionamos em uma palavra podemos formar outra palavra, como também no momento que retiro uma sílaba eu posso transformar em uma nova palavra. Essa atividade de adicionar e de subtrair as sílabas é chamada de manipulação silábica. 

Nenhum comentário: