quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Brincadeira - Meu nome tem....

Objetivo: Identificar o que são vogais e o que são consoantes. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O professor deve fazer uma roda e todos sentarem na chão. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Toda vez que o professor apontar para uma criança e bater uma palma, o aluno deve dizer quantas vogais tem no seu nome, se o professor bater duas palmas o aluno deve dizer quantas consoantes tem no nome do aluno. O aluno vai ter 10 segundos, caso ele não consiga lembrar, será eliminado. Todos devem participar. 

Instrução: Hoje na atividade vamos trabalhar com os nossos nomes. Iremos fazer uma roda. Para começarmos essa brincadeira vou escolher um aluno e bater palmas. Se eu bater 1 palma, eu quero saber quantas vogais tem no nome do aluno escolhido. Se for 2 palmas eu quero saber quantas consoantes tem no nome do aluno escolhido.  Por exemplo, escolho Paulo e bato 1 palma. Paulo responde 3 vogais. Todos entenderam?? 

Variações dessa atividade: Nesse primeiro momento trabalhamos vogais e consoantes. Você pode diversificar essa atividade mudando as perguntas. Você pode perguntar quantas letras no total e também quantos fonemas tem no total. 

Discussão: A atividade de hoje foi importante porque no alfabeto temos as vogais e as consoantes. Também descobrimos que toda palavra é formada por vogais e consoantes. Qual de vocês podem me dizer uma palavra que tenha mais vogais nela do que consoantes. Como a palavra ovo. Alguém se lembra de outra palavra?

Nenhum comentário: