quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Brincadeiras - Roda das letras


Brincadeiras -
Roda das letras 

Objetivo: Trabalhar as letras do alfabeto e aumentar o vocabulário. 

Materiais: Bola 

Descrição: O grupo faz uma roda. Cada aluno vai escolher uma consoante do nosso alfabeto. Um aluno fica fora da roda, de costas ou com os olhos fechados. Enquanto isso, os demais vão passando a bola de mão em mão até ouvirem o aluno fora da roda dizer "pare". Quem estiver com a bola nesse momento deve dizer a família da consoante que ele escolheu. Se errar está eliminado. Ganha o último que sobrar. 

Instrução: A atividade de hoje vamos formar grande roda e cada aluno vai escolher uma letra do alfabeto. Um aluno vai ficar de fora da roda e de olhos fechados. Enquanto isso vamos passando a bola de mão em mão até o escolhido dizer "pare". Nesse momento quem estiver com a bola, vai ter que falar rapidamente uma palavra que comece com a letra que escolheu. Por exemplo, se no começo da brincadeira eu escolhi o "P" então devo dizer "Pa", "Pe" ,“Pi, , “Po” e "Pu". 

Variações dessa atividade: Assim que os alunos estiverem adaptados e familiarizados com a atividade, você pode diversificar essa atividade pedindo que a criança escolha um fonema e depois quando a bola estiver com ela pedir que o aluno fale palavras com o fonema escolhido por ele mesmo. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Podemos trabalhar as letras do alfabeto. O nosso alfabeto é formado por vogais e consoantes. Quem sabe me dizer quais são as vogais? E as consoantes? Alguém sabe o alfabeto completo?

Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!! 

Redes Sociais - Lidiane Leite 
Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Nenhum comentário: