quarta-feira, 28 de junho de 2017

Brincadeira - Qual é a palavra certa?

Objetivo: Trabalhar a sonoridade das palavras, desenvolvendo o principio alfabético. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Todos os alunos devem participar. O grupo faz uma roda. O professor escolhe um aluno. Em seguida, o professor vai dizer 4 palavras e perguntar para o aluno: Quais são as palavra que começam com a mesma silaba. O tempo para os alunos pensarem deve ser curto, a fim de estimularmos a memória de trabalho. 

Instrução: Nessa brincadeira eu vou dizer 3 palavras e a nossa tarefa é descobrir quais são as palavras que começa com a mesma sílaba. Por exemplo, se eu falo “sopa”, “moça”, “sofá” e “fita”, quais palavras começam com a mesma sílaba? O aluno deve dizer “sofá” e “sopa”. Todos compreenderam? Alguém tem dúvida?

Variações dessa atividade: Quando as crianças estiverem confortáveis nessa atividade, deixe-as tentar identifica palavras que tenham o mesmo fonema. Isso é bem difícil, pois força as crianças a desenvolverem a consciência fonêmica. 

Discussão: Com a atividade de hoje aprendemos que todas as palavras são feitas de pedaços que são as sílabas, e que muitas palavras usam a mesma silaba para começar uma palavra. Toda letra do nosso alfabeto tem um som. Devemos sempre prestar atenção no sons das letras antes de escrever. Não podemos confundir o nome da letra com o som que ela letra faz.   

Nenhum comentário: