segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Nove dicas para ter mais autoridade com seu filho

Especialista explica a importância e ensinar pelo diálogo ao invés da punição
Quando o assunto é a educação dos pequenos, todos ficam em dúvida. Pior: ao presenciarem um ato de desobediência, a raiva é instantânea e os gritos são a primeira reação. Entretanto, é possível ensinar e educar sem punir. “As crianças devem ser acostumada a agir dentro de um senso de obrigação. Quando você pede, diz e deixa a distância emocional fazer o trabalho, as crianças rapidamente aprenderão que quando os pais pedirem que eles façam algo – ou que parem de fazer algo – eles não tem alternativa a não ser fazer o que os pais estão pedindo”, afirma Lidiane Leite, pedagoga de São Paulo (SP).
De acordo com a especialista, a chave é não confundir autoridade com autoritarismo para obter o respeito das crianças. “Os pais devem dialogar com o filho sempre que ele tiver uma atitude inadequada e mostrar porque aquele comportamento não foi bacana. Os pais, portanto, terão que ter paciência e explicar o que pode e o que não pode várias vezes – e sempre cobrar o comportamento que se espera que as crianças tenham”, explica. Para se ter uma ideia, as crianças que são punidas se tornam ressentidas, irritadas e se sentem tratadas de forma desleal. Diante disso, as crianças precisam de regras claras, objetivas colocadas com segurança, com amor e no momento certo. Lidiane Leite recomenda nove instruções para lidar melhor com as crianças. Veja abaixo!
  1. Estabeleça regras e faça os combinados claros.
  2. Mostre que tudo na vida têm consequências.
  3. Converse com seu filho, explique o porquê do não.
  4. Reforce o bom comportamento.
  5. Seja firme e carinhoso ao mesmo tempo.
  6. Aguente a frustração e choro dos seus filhos.
  7. Peça uma vez só e não se explique demais.
  8. Não dê mais de um aviso e não adule e nem suborne.
  9. Não grite, ameace e nem puna.
http://www.revistapenseleve.com.br/bem-estar-destaque/nove-dicas-para-ter-mais-autoridade-com-seu-filho/