quinta-feira, 20 de julho de 2017

Brincadeira - Diga 3 palavras

Objetivo: Ampliar o vocabulário 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Todos os alunos deverão ficar no centro da sala, em círculo. Em seguida, o professor deve escolher um aluno para realizar a atividade. Todos deverão participar.  Cada aluno vai ter 1 minuto para dizer qual é a letra inicial do seu nome e dizer 3 palavras que ele conhece com essa mesma letra. Os demais alunos permanecem em silêncio para não atrapalhar a atividade e nem prejudicar o colega.  Caso ele não consiga lembrar, será eliminado. 

Instrução: Hoje vamos fazer uma roda. Todos vão participar. Quando vocês forem escolhidos devem dizer qual é a letra inicial do nome de vocês e depois falar 3 palavras que começam com essa mesma letra. Por exemplo, meu nome começa com a letra “L”, portanto minhas palavras são: laranja, limão e livros. Alguma dúvida? Entenderam? 

Variações dessa atividade: Quando os alunos tiverem confortáveis com esta atividade, você pode diversificar pedindo o som da letra inicial do nome deles, ao invés do nome da letra. Além disso, pode aumentar o número de palavras, ao invés da criança falar 3 palavras ela diz  5 palavras. 

Discussão: Vejam a letra “J” é o mesmo de “João” e “Jessica”, mas o som dessa letra é diferente, ou seja, uma letra tem um único nome e pode ter vários sons essa letra. Através desta atividade conhecemos novas palavras e relembramos outras. Que palavras novas vocês aprenderam hoje?

Nenhum comentário: