quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Brincadeira - Trio de Rimas

Objetivo: Desenvolver consciência fonológica 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: O professor será responsável para escolher três palavras e orientar os alunos a dizerem qual palavra não termina com o mesmo som. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. Ao falar as palavras, o tempo para os alunos pensarem e responderem deve ser curto, a fim de estimularmos a memória de trabalho. 

Instrução: Nessa brincadeira eu vou dizer 3 palavras e a nossa tarefa é descobrir qual palavra não termina com o mesmo som. Por exemplo, se eu falar osso, pescoço e óculos e perguntar: qual palavra não termina com o mesmo som? teremos que responder óculos. 

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade mudando as rimas e aumentando para 4 palavras. Exemplo: bola, cola, mola e bota. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Vocês viram como é importante estarmos atentos ao som das palavras? Precisamos prestar bastante atenção, pois a língua não tem apenas significado e mensagem, ela também tem uma forma física. Por meio dessa brincadeira, notamos que tem palavras com sons semelhantes e diferentes e que qualquer palavra escolhida pode ser rimada. 

Nenhum comentário: