sábado, 30 de setembro de 2017

Brincadeira - Ache os pares

 Objetivo: Identificar as palavras que começam com o mesmo som. 

Materiais: Giz, lousa e apagador. 

Descrição: Nesta atividade o professor vai escrever na lousa aleatoriamente várias palavras que começam com as vogais a, e, i, o, e u. Em seguida, o professor deve escolher um aluno e levá-lo para lousa. O professor deve pedir que o aluno identifique na lousa duas palavras escritas que começam com o mesmo som. Nesse momento, o professor contará 10 segundos e depois vai pedir ao aluno que apague as duas palavras que ele achou. Caso ele não consiga identificar está eliminado. A atividade termina quando todos participarem. 

Instrução: Hoje todos vocês vão brincar. Um por um vai vir aqui na lousa encontrar duas palavras escritas que começam com o mesmo som.  Por exemplo, abacate e anel. As duas começam com o som da letra a, então eu apago essas duas palavras com este apagador. Todos entenderam??? 

Variações dessa atividade: Uma outra forma de você realizar essa atividade é trabalhar as palavras que começam com as consoantes V/F,  P/B  e por fim T/D. Desta maneira, você vai estar trabalhando as habilidades auditivas das crianças e perceber se elas conseguem discriminar e diferenciar os sons. 

Discussão: Nesta atividade podemos perceber e notar que as palavras têm sons. Algumas palavras começam com o mesmo som. E tem outras palavras que começam com sons diferentes. Qual de vocês pode dar um exemplo de duas palavras que começam com o mesmo som?

Nenhum comentário: