sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Brincadeira - Pega pega das letras

Objetivo: Ensinar que as letras têm sons e podem ser diferentes. 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material. 

Descrição: Nesta atividade, o professor escolhe um aluno para ser o pegador.  Para não serem apanhadas, os demais alunos fogem. Quando o pegador consegue tocar em um colega, ele deve fazer o som de uma letra. O aluno que ele pegou deve dizer qual é a letra que tem esse som. Se ele errou, passa então ele ser o pegador. Se ele acertar, ele escapa e o pegador vai tentar desafiar outro aluno. Não há um vencedor. A atividade acaba quando os alunos se cansam. 

Instrução: Nesta atividade vou escolher um aluno que vai ser o pegador. Os demais alunos devem fugir dele. Se o pegador tocar em você, ele vai fazer um som com a boca e você deve prestar atenção e dizer qual a letra desse som. Se acertar o jogo continua e o pegador vai tentar tocar em outra criança. Se o aluno errar ele vira o pegador. Todos entenderam? 

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade mudando a atitude do pegador. Ao invés dele fazer o som da letra, ele pode fazer o som do fonema. Dificultando a atividade. Para as crianças trabalhar os fonemas é mais difícil por isso deve alterar a forma só depois que elas já tiverem confortáveis com o som das letras. 

Discussão: Vocês viram como é importante prestar atenção nos sons. Cada letra do nosso alfabeto tem um som diferente. Por isso é muito importante conhecer os sons para aprender a falar e depois escrever. Cada som das letras a nossa boca faz movimentos diferentes, como nossa língua também muda de lugar dentro da boca. Prestem atenção quando você faz o som do S e quando você faz o som da letra A. Nossa boca se movimenta muito diferente. Vejam, façam o som e reparem nos movimentos da sua boca. 

Nenhum comentário: