segunda-feira, 4 de abril de 2016

Brincadeira: Elefantinho Colorido

Azul, vermelho, verde, amarelo... Qualquer objeto com essas cores se transforma em pique.
A atividade exige atenção e agilidade para correr e não ser pego.


- LOCAL Ambiente espaçoso e colorido. 


- PARTICIPANTES: No mínimo três. 


-COMO BRINCAR: Uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. 


Vale se a cor pedida estiver na roupa de alguém na roupa.Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, é capturada. O comandante tem de escolher uma cor que não está num local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.
Vence a brincadeira quem ficar por último.


quarta-feira, 30 de março de 2016

Brincadeira - Jogos dos nomes

Nome da atividade:  Jogos dos nomes 

Objetivo:  Desenvolvendo consciência fonológica

Materiais: Giz, lousa e apagador

Descrição: Todos os alunos deverão ficar sentados em seu lugar. O professor vai escolher duas crianças.  A primeira criança deve dizer seu nome em voz alta para a classe e a outra criança deve escrever na lousa a letra inicial.  Todos devem participar. 

Instrução: Hoje, vamos formar duplas e todos vão participar. Cada dupla vai vir aqui na frente. Uma criança vai dizer em voz alta para a classe seu primeiro nome e a outra criança  deve escrever na lousa a letra que começa o nome do amigo. Por exemplo, Maria levanta e diz seu nome. Em seguida, João vai escrever na lousa a letra “M”.    

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade escrevendo na lousa uma letra e pedir para as crianças procurarem na sala objetos que começam com essa letra. Além disso, você pode fazer o som da letra e pedir que elas numa folha de sulfite escrevam os quatro tipos de escrita (cursiva maiúscula, cursiva minúscula, maiúscula e minúscula).

Discussão: Essa brincadeira é interessante, porque podemos notar que cada letra tem um som.  Também percebemos que as palavras podem começar com mesmo som como também tem palavras que terminam com o mesmo som. Basta prestar atenção e verificar se os sons são iguais ou diferentes. 






segunda-feira, 7 de março de 2016

Pirulito que bate bate

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu

Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
A menina que eu gostava
Não gostava como eu


REPETIR REFRÃO 1

REPETIR REFRÃO 2

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Brincadeira - Quem é Maior ?

Nome da atividade:  Quem é Maior ?

Objetivo: Trabalhar a consciência de palavras e também a verificação do comprimento de palavras

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: Todos os alunos deverão ficar no centro da sala, em círculo. O professor vai falar uma frase. Depois escolher uma criança. Os demais alunos permanecem em silêncio. Em seguida o professor olhando para a criança vai repetir a mesma frase. A criança deve dizer qual palavra é maior e qual palavra é a menor. 

Instrução: Hoje vamos verificar quais palavras são maiores e quais são menores. Eu vou falar uma frase para cada um de vocês. Então, vocês devem prestar bastante atenção e me falar qual palavra é a maior e qual é a menor. Por exemplo, a frase: “Menina é alta.” Aquele que eu escolhi tem que dizer que a palavra maior é “menina” e a palavra menor precisa dizer “é”. Alguma dúvida. Entenderam ? 

Variações dessa atividade: Outra forma de brincar essa atividade é o professor pedir para os alunos repetirem a frase dizendo quantas partes tem a frase e repetindo elas separadamente. Além disso, você pode ir aumentando a frase. Começa com frases de três palavras e depois pode aumentando até chegar em seis partes. 

Discussão: Essa atividade foi super legal, porque mostrou para nós, que existem palavras que são maiores e palavras que são menores. Em uma frase podemos encontrar os dois tipos de palavras. 


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Brincar na Educação Infantil

 O papel da escola na educação dos nossos filhos está cada vez mais fortalecido. Hoje, as famílias deixam seus filhos no berçário e na escola, para que aprendam o quanto antes a se relacionarem e a adquirirem novos conhecimentos.

As crianças brincam, aprendem a cantar, a dançar, a desenhar, a usar o próprio talher para comer, a ir ao banheiro, enfim uma série de situações que muitas vezes em casa no convívio somente com adultos, estas aprendizagens não acontecem. A escola não é um bicho de sete cabeças, é uma verdadeira aliada dos pais na grande missão de Educar!

Devemos encarar a Educação Infantil com seriedade e respeito, pois é nessa fase do aprender brincando que a criança define sua personalidade escolar. Brincar é também raciocinar, descobrir, persistir e perseverar, aprender a perder, percebendo que haverá novas oportunidades para ganhar; esforçar-se, ter paciência, não desistindo facilmente.

Na escola, as crianças aprendem a repartir, a dividir, a ver o outro, ou seja, precisam aprender que a professora também tem outras  crianças e que todas precisam saber esperar para falar em grupo, precisam aprender a usar e guardar o seu material e o material de uso coletivo.

Colocar seu pequeno na instituição deve ser um momento de comemoração, de alegria e não de sofrimento.  No futuro, seu filho será eternamente grato por este ato de amor.
Brincar é viver criativamente no mundo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Brincadeira - Construindo frases

Nome da atividade:  Construindo frases

Objetivo: Desenvolver consciência de palavras 

Materiais: Essa atividade não necessita de nenhum material.

Descrição: O professor deve falar uma frase com quatro palavras para a classe. Depois escolher quatro crianças para irem à frente da sala. Cada criança vai representar uma palavra da frase. Os alunos ficam um ao lado do outro misturados e cada um deve dizer em voz alta a palavra que está representando. Depois, a professora pede que os demais alunos organizem as crianças conforme a sequencia de palavras da frase para dar sentido. Essa atividade é totalmente conduzida pelo professor. A frase pode ser repetida varias vezes pelo professor para que os demais alunos possam organizar as quatro crianças no seu lugar correto dando sentido na frase.

Instrução: Nesta atividade vou escolher quatro crianças para vir aqui e ficar de frente para a classe. Cada criança vai falar em voz alta e um por vez a palavra que está representando. Porem, as crianças não vão estar na ordem correta. A missão de vocês é organizar as palavras para que fique na sequencia e com sentido. Para ajudar vocês, sempre vou repetir estar repetindo a frase. Vamos começar? Alguma dúvida?

Variações dessa atividade: Você pode diversificar essa atividade pedindo que duas crianças falem em voz alta ao mesmo tempo as palavras para a classe, dificultando a compreensão. Além disso, você pode escrever na lousa a frase para que as crianças olhando para a lousa possa organizar as 4 crianças na mesma sequencia. 

Discussão: Olha só que brincadeira interessante! Cada criança representou uma parte da frase. Vocês tiveram que organizar e colocar elas em ordem para construir a frase com sentido. Vocês viram que as crianças estavam juntas, mas não coladas, tinha um espaço entre elas. Do mesmo jeito quando escrevemos uma fase devemos colocar um espaço entre as palavras. Para que todo mundo possa compreender. 

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Marcha Soldado

Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel.

O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda
A bandeira nacional.


REPETIR REFRÃO 1

REPETIR REFRÃO 2