sábado, 5 de dezembro de 2020

Neuropsicopedagoga Lidiane Leite realiza workshop online sobre funções executivas


Características:

Dia : 30/01/2021 - (Sábado)
Horário:  09hs às 13hs 
Formato Online: Google Meet
Valor : R$ 125,00


Público Alvo:

A palestra é destinada a pais, educadores, profissionais da saúde e demais interessados em conhecer mais sobre esse tema.

Objetivos:

- Identificar e explicar quais são as funções executivas básicas e complexas;
- Conscientizar a importância de desenvolver as funções executivas na primeira infância;
- Orientar atividades, estratégias e jogos para estimular as funções executivas.

Como fazer a inscrição:

1ª Efetuar o pagamento -  PIX / Depósito / Transferência

2ª Enviar o comprovante  para o Whatsapp (11) 96365-1994 .

3ª Preencher e enviar a ficha de inscrição abaixo.

4 ª Após a confirmação do pagamento e o recebimento da ficha entraremos em contato para enviar o link e a senha da plataforma. Também enviaremos o PDF da apresentação por e-mail.


Para outras informações, clique no link do meu site.

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

sábado, 28 de novembro de 2020

Lidiane Leite participa do Congresso de Alfabetização: da Ciência Cognitiva à Prática Escolar


 O Congresso aconteceu por meio de uma plataforma online,  nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

Eu sou muito fã de todos. Parabéns para todos vocês, amei as palestras. Um super abraço para Dra. Alessandra Seabra, Dra. Ana Luiza Navas, Dr. Clay Brites,  Dra. Camila Leon,  Dra. Cíntia Salgado
Me. Gabriel Brito,  Dra. Maria Regina Maluf , Dra. Rochele Fonseca, Dra.. Rosângela Gabriel,  Luciana Brites e Me. Roselaine Pontes de Almeida.

Foi um super congresso, aprendi muito sobre alfabetização, tomei conhecimento de pesquisas atuais e recentes e foi muito bom participar porque compreendi melhor o processo de Alfabetização, por meio de métodos cientificamente comprovados por especialistas na área.

Eu adoro congresso, esperar o próximo em março de 2021.

Beijos 

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

domingo, 1 de novembro de 2020

Lidiane Leite recomenda 12 aplicativos para ajudar na alfabetização das crianças


Os aplicativos podem e devem ser usados no processo de alfabetização. Mas, nunca devem substituir a professora. Essa informação quem explica é a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite. 

Segundo Lidiane, os aplicativos são ferramentas importantes na alfabetização. "Sempre oriento nos meus cursos e nas palestras que os aplicativos são ferramentas que tanto os pais e como os professores devem usar para complementar e reforçar a alfabetização. Esses recursos servem para agregar o ensino e nunca para substituir uma professora."
 
Para Lidiane Leite, esses recursos tecnológicos devem ser usados com muita sabedoria e com moderação. "Celular, tablet ou computador devem ser usados com moderação.  O segredo é controlar o tempo de uso para não prejudicar a saúde ocular das crianças. A cada dia que passa vem aumentando o número de crianças que estão usando colírios para lubrificar os olhos", explicou Lidiane. Ela ainda cita que a Sociedade Brasileira de Pediatria já enfatizou que até dois anos as crianças não devem usar celular, e de 3 a 5 anos é apenas uma hora de uso por dia.
 
 Lidiane separou uma lista com 12 aplicativos para contribuir na alfabetização.
 
1- Same Same - iOS | Android
2- Pebi Bath Lite -  iOS | Android
3- Abc Autismo - Android
4- Otsimo - Android
5- Rotina Divertida - Android
6- Jogos Educativos - Android
7- Abc nas Caixas - Android
8- Domlexia – iOS | Android
9- Silabando – iOS | Android
10- Mestre da Palavra – iOS | Android
11- ABC do Bita – iOS | Android
12- Edu Edu – iOS | Android

_________________________________________

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Lidiane Leite indica livros, aplicativos e jogos para brincar com as crianças


De acordo com a Neuropsicopedagoga Lidiane Leite devemos desenvolver consciência fonológica antes de apresentar as letras para as crianças. “As crianças precisam aprender que as letras têm sons, que existem palavras que começam com o mesmo som e outras palavras terminam com o mesmo som. Essa percepção dos sons, ou seja, essa sonoridade, tem que ser ensinado na primeira infância e  antes do processo de alfabetização. Por isso, é tão importante trabalhar rimas,  aliteração e segmentação silábica.“ 

Para Lidiane Leite, é muito importante trabalhar também na primeira infância, os pre-requisitos da matemática. “Muitas crianças têm dificuldade em calcular porque não possuem os pré-requisitos para desenvolver um raciocínio matemático, tais como: atenção sustentada e memória de trabalho. “
 
Lidiane Leite finaliza dizendo que 60% das crianças estão terminando o ensino fundamental I sem conseguir ler e escrever palavras bisilábica. Por isso, a especialista recomendando 5 livros, 5 jogos e 5 aplicativos que vão auxiliar e ajudar no processo de alfabetização.
 
Livros
01 - Livro-Caixinha: Era uma vez  
02  - Livro: O Prato de Trigo do Tigre
03 - Livro: O tupi que você fala
04 - Livro: Onde está o Wally?
 
Jogos
01 - Jogo Caiu, perdeu.
02 - Jogo Toca do Coelho
03 - Genius
04 - Hora do Rush  
 
Aplicativos
01 - Silabando
02 - Edu Edu
03 - Traffic Run
04 -  GraphoGame
 
 

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br 

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Lidiane Leite participa do 19 Congresso Internacional e Brasileiro de Neuropsicologia


 Oi gente,

Muito legal, vou participar de mais um congresso. Vou aprender bastante coisas para aplicar na clinica e compartilhar nos cursos com vocês.

Eu amo os palestrantes, todos eles eu recomendo e acompanho. Tais como: Caroline Cardoso,  Natália Dias, Andressa Moreira Antunes, Alessandra Seabra,  Tatiana Mecca. Rochele Paz Fonseca, Neander Abreu, Vitor Geraldi Haase, Nicolle Zimmerman, Annelise Júlio-Costa, Victor Pollignano Godoy e Andressa Hermes-Pereira.

Até o dia 08.10.2020 vou estar participando e vendo todas as lives. Tenho certeza que vou terminar o congresso, uma profissional bem melhor.

Eu sempre falo isso, não importa se somos especialistas, doutores ou mestres. Sempre temos algo novo apara aprender e se aperfeiçoar.

Beijosssssss


Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br 

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Neuropsicopedagoga Lidiane Leite fala sobre panorama da alfabetização no Brasil



A qualidade da educação brasileira não vai muito bem e isso já é fato conhecido e sentido por todos. Segundo relatório da OCDE 2020 (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mais de 34% dos estudantes brasileiros de até 15 anos repetiram de série pelo menos uma vez na vida. 

Em 2018, dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), revelaram que 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos podem ser considerados analfabetos funcionais, e apenas 12% dos brasileiros nessa faixa são considerados leitores proficientes, com a habilidade de elaborar textos um pouco mais complexos (BRASIL, MEC, 2019). 

A situação é critica também quando analisamos os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), de 2017. Os dados revelam um percentual elevado de estudantes do 3 ano do Ensino Fundamental com níveis insuficientes em leitura (54,7%) e em escrita (33,9%). 

Desde que o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) foi implantado em 2000, o Brasil vem ocupando as últimas posições nos rankings internacionais. Em 2018 ocupou a 57º posição em proficiência em leitura, dos 77 países avaliados pelo (PISA).

O panorama aqui apresentado revela a triste realidade brasileira, evidenciada por índices alarmantes, apontando a ineficácia do sistema educacional brasileiro, especialmente nas escolas públicas (INEP, 2020).  

Os resultados recentes de avaliações nacionais e internacionais têm demonstrado que os alunos brasileiros vêm constantemente ficando muito aquém do é esperado para a linguagem escrita .Esses dados mostram que os déficits em escrita, representam uma das principais dificuldades enfrentadas atualmente pelos estudantes brasileiros. Por fim, esses números explicam o quão grave é o contexto da educação brasileira e a necessidade das contribuições da ciência para a alfabetização.