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Segundo Lidiane, os aplicativos são ferramentas importantes na alfabetização. "Sempre oriento nos meus cursos e nas palestras que os aplicativos são ferramentas que tanto os pais e como os professores devem usar para complementar e reforçar a alfabetização. Esses recursos servem para agregar o ensino e nunca para substituir uma professora."
Para Lidiane Leite, esses recursos tecnológicos devem ser usados com muita sabedoria e com moderação. "Celular, tablet ou computador devem ser usados com moderação. O segredo é controlar o tempo de uso para não prejudicar a saúde ocular das crianças. A cada dia que passa vem aumentando o número de crianças que estão usando colírios para lubrificar os olhos", explicou Lidiane. Ela ainda cita que a Sociedade Brasileira de Pediatria já enfatizou que até dois anos as crianças não devem usar celular, e de 3 a 5 anos é apenas uma hora de uso por dia.
Lidiane separou uma lista com 12 aplicativos para contribuir na alfabetização.
1- Same Same - iOS | Android
2- Pebi Bath Lite - iOS | Android
3- Abc Autismo - Android
4- Otsimo - Android
5- Rotina Divertida - Android
6- Jogos Educativos - Android
7- Abc nas Caixas - Android
8- Domlexia – iOS | Android
9- Silabando – iOS | Android
10- Mestre da Palavra – iOS | Android
11- ABC do Bita – iOS | Android
12- Edu Edu – iOS | Android
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Muito legal, vou participar de mais um congresso. Vou aprender bastante coisas para aplicar na clinica e compartilhar nos cursos com vocês.
Eu amo os palestrantes, todos eles eu recomendo e acompanho. Tais como: Caroline Cardoso, Natália Dias, Andressa Moreira Antunes, Alessandra Seabra, Tatiana Mecca. Rochele Paz Fonseca, Neander Abreu, Vitor Geraldi Haase, Nicolle Zimmerman, Annelise Júlio-Costa, Victor Pollignano Godoy e Andressa Hermes-Pereira.
Até o dia 08.10.2020 vou estar participando e vendo todas as lives. Tenho certeza que vou terminar o congresso, uma profissional bem melhor.
Eu sempre falo isso, não importa se somos especialistas, doutores ou mestres. Sempre temos algo novo apara aprender e se aperfeiçoar.
Beijosssssss
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A qualidade da educação brasileira não vai muito bem e isso já é fato conhecido e sentido por todos. Segundo relatório da OCDE 2020 (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mais de 34% dos estudantes brasileiros de até 15 anos repetiram de série pelo menos uma vez na vida.
Em 2018, dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), revelaram que 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos podem ser considerados analfabetos funcionais, e apenas 12% dos brasileiros nessa faixa são considerados leitores proficientes, com a habilidade de elaborar textos um pouco mais complexos (BRASIL, MEC, 2019).
A situação é critica também quando analisamos os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), de 2017. Os dados revelam um percentual elevado de estudantes do 3 ano do Ensino Fundamental com níveis insuficientes em leitura (54,7%) e em escrita (33,9%).
Desde que o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) foi implantado em 2000, o Brasil vem ocupando as últimas posições nos rankings internacionais. Em 2018 ocupou a 57º posição em proficiência em leitura, dos 77 países avaliados pelo (PISA).
O panorama aqui apresentado revela a triste realidade brasileira, evidenciada por índices alarmantes, apontando a ineficácia do sistema educacional brasileiro, especialmente nas escolas públicas (INEP, 2020).
Os resultados recentes de avaliações nacionais e internacionais têm demonstrado que os alunos brasileiros vêm constantemente ficando muito aquém do é esperado para a linguagem escrita .Esses dados mostram que os déficits em escrita, representam uma das principais dificuldades enfrentadas atualmente pelos estudantes brasileiros. Por fim, esses números explicam o quão grave é o contexto da educação brasileira e a necessidade das contribuições da ciência para a alfabetização.