quarta-feira, 20 de julho de 2022

Interpretação de Texto - Atividades para as crianças

 

Interpretar um texto nada mais é do que explicá-lo com base no que foi escrito. Um processo racional fundamental para qualquer criança se desenvolver. Crianças que têm o hábito da leitura e da interpretação aumentam seus conhecimentos e têm condições de elaborar textos com mais facilidade. 

Neste livro-caixinha® estão 50 cartas, cada uma com uma história, seguida de três perguntas. As crianças vão se divertir conhecendo os personagens e respondendo às questões sobre cada texto.

Se a criança for alfabetizada, ela escolhe uma carta, e  pode ler sozinha e depois responder as perguntas.

ISBN: 978-65-5616-240-9


Para comprar este livro-caixinha maravilhoso, clique no link.

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

domingo, 3 de julho de 2022

Atividades para desenvolver orientação espacial e temporal.


Pensando em ajudar as crianças no processo de alfabetização, separei alguns exercícios, para desenvolver melhor orientação espacial e temporal.

-  Você sabe me dizer? - Perguntar para a criança:

  • que dia da semana?
  • que mês?
  • que cidade ela mora?
  • que estação do ano ela está?
  • se o carnaval é no começo do ano ou no final?
  • se o dia das crianças antes ou depois do Natal?

- Monte sua rotina - Numa folha de sulfite ele escrever e desenhar o que ele faz durante o dia 

- Monte o seu mapa  - Numa folha de sulfite ele deve desenhar e escrever como é a casa dele

- O que tem no seu quarto? - Ele desenhar o quarto dele, incluindo janelas, portas, cama e armários.

- Atravessando a selva - Cada vez que passar por animal imitar, gato engatinha, sapo salta, cobra se arrasta no chão e etc...

- Sequencia de sons - Faça 3 sons e a criança precisa imitar os sons na mesma ordem.

- Onde está ? - Pegar uma folha de sulfite e desenhar uma bolinha em um local especifico. Exemplo: Desenhar em cima, lado direito da folha. Desenhar no lado esquerdo, mas embaixo da folha. 

- Desenhando de ponta cabeça - A criança precisa começar a desenhar de cima para baixo, por exemplo a copa, depois o caule e por fim as raízes e o chão. Na figura humana, primeiro o cabelo, depois a cabeça, depois pescoço, tronco, pernas e pés. 

- Para cima ou para baixo - Mostrar figuras e pedir que a criança diga se está por cima ou por baixo. Foguete pra cima, balão pra cima, avião pousando para baixo, uma pessoa descendo uma escada. Também mostrar a letra W e perguntar se as perninhas estão para cima ou para baixo. Mostrar a letra M, V, U, A e R. 

- Desenhando de olhos fechados - Fazer qualquer desenho com olhos fechado. Pode pedir sol, casa, arvore, bola, maça e uva. Escrever seu nome ou letras de olhos fechados.

- Boliche e Amarelinha

- Cama de gato


Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Saiba como trabalhar a lateralidade nas crianças

Pensando em auxiliar no desenvolvimento motor das crianças, separei alguns exercícios, que recomendo em meus cursos e palestras para melhorar a lateralidade.

- Esquerda ou direita: Quais objetos estão no lado direito do ambiente? Quais objetos estão no lado esquerdo do ambiente? Esse objeto que estou apontando está no lado direito ou esquerdo? 

- A porta e a janela onde estão?:Pedir que a criança olhe o ambiente e diga se a porta está no lado direito ou esquerdo. A mesma coisa a janela, o lixo, a lousa ou mesmo a mesa da professora.

- Desafio dos 3 objetos: Coloque 3 lápis ou canetas (preto, vermelho, azul) de cores diferente um do lado do outro.  E pergunte para a criança. Que cor de caneta está do lado direito do preto? Que cor de caneta está do lado esquerdo do azul?

- Olhe para o boneco: E toque o olho esquerdo. E toque o olho direito. E toque a perna direita. E toque a mão esquerda. Você também pode falar. Me mostre a mão direita. Me mostre a orelha esquerda. E assim por todo o corpo.

- Desafio do buraco/luneta: Pedir para a criança olhar pelo buraco ou pela luneta para ver qual olho é o dominante. Levantar uma hipótese, pois consolidado mesmo é depois dos 7 anos. Antes pode mudar a qualquer momento.

- Ligar para mamãe: Pedir para a criança pegar o aparelho celular e ligar para mamãe, verificar qual ouvido ele colocou o aparelho para ouvir. Levantar uma  hipótese, pois consolidado mesmo é depois dos 7 anos. Antes pode mudar a qualquer momento.

- Chutando a bola: Pedir para a criança chutar a bola e verificar qual é a perna dominante que ela chuta e qual perna que ela usa como apoio. Levantar uma  hipótese, pois consolidado mesmo é depois dos 7 anos. Antes pode mudar a qualquer momento.

- Contornando a mão e o pé: Pedir para a criança contornar a mão e o pé para ver que ela são diferentes e que no nosso corpo nós temos dois lados diferentes. Pode até colocar gesso na mão e na coxa e no braço e pedir para a criança pintar e decorar. Importante não fechar o gesso, apenas passar na parte superior. Não pode fechar todo o braço ou coxa. Apenas na parte de cima.

- Pinte o que eu falar: Entregue uma folha com o rosto humano completo ou o desenho de uma figura humana. Depois pedir para a criança pintar ou rabiscar a parte do corpo humano que você falar. Se eu falar boca, você pinta a boca. Se eu falar mão esquerda você pinta . Se eu falar joelho direito, você pinta apenas o joelho direito.

- Circule os animais: Entregue uma folha de sulfite cheia de figuras de animais. Depois você precisa pedir que a criança circule os animais que estão na parte esquerda da folha. Em seguida pintar os animais que estão na direita da folha.

- Qual é o errado?: São aquelas brincadeiras de achar o erro. Ou ainda de achar o intruso. Tem várias brincadeiras na internet.


Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Lidiane Leite ensina como melhorar a coordenação motora ampla


Pensando em contribuir com o desenvolvimento motor das crianças, separei alguns exercícios, que recomendo em meus cursos e palestras, para melhorar a coordenação motora ampla.


Subir em um banco de 15 cm ( a partir de 2 anos )

Saltar com os pés juntos 7 vezes no mesmo lugar ( a partir de 4 anos )

Saltar uma corda de (20cm) (  a partir de 5 anos )

Saltar uma corda de (40cm) (  a partir de 10 anos )

Saltar e encostar nos pés – (  a partir de 9 anos )

Corrida maluca - Pedir que a criança atravesse o ambiente de formas e maneiras diferentes. Ela não pode repetir. Exemplo ela vai andando e volta girando. Depois ela vai engatinhando e volta de pontinha dos pés. Cada vez que ela for e voltar tem que ser diferente. Ela não pode repetir. Assim ela vai ter que usar a sua total criatividade.

Circuito de animais - Imitar os passarinhos, depois imitar o canguru, depois imitar um elefante e por fim imitar uma cobra.

Dança maluca - Com o som ligado. Se a musica tocar no volume alto. Ela tem que dançar bem devagar e lentamente. Se diminuir o volume, ela tem que dançar bem agitada e com movimentos bem fortes. Depois, ela deve dançar ao contrário de você. Se você balançar a mão para baixo, ela deve balançar para cima. Se girar para direita, ela deve girar para esquerda. 

Mestre mandou - Pedir para as crianças realizarem.

  • Fique em pé. Depois pule para o lado direito e em seguida coloque as mão no joelho.
  • Deite no chão de barriga para baixo. Tente se levantar sem mexer as mãos e os braços.
  • Deite no chão de barriga para cima e levante o seu braço esquerdo e dobre a sua perna esquerda. 
  • Deite no chão de barriga para baixo. Tente virar a cabeça para um lado e depois para o outro lado sem mexer o tronco.
  • Fique em pé. Depois pule para o lado esquerdo e em seguida bata 3 palmas no seu lado direito.

Chutar a bola no alvo


Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br


terça-feira, 31 de maio de 2022

Lidiane Leite realiza palestra sobre vocabulário


Características:

Dia : 25/06/2022 - (Sábado)
Horário:  10hs ás 12hs
Formato Online: Google Meet
Valor : R$ 40,00


Público Alvo:

A palestra é destinada a pais, educadores, profissionais da saúde e demais interessados em conhecer mais sobre esse tema.

Como fazer a inscrição:

1ª Efetuar o pagamento -  PIX / Depósito / Transferência

2ª Enviar o comprovante  para o Whatsapp (11) 96365-1994 .

3ª Preencher e enviar a ficha de inscrição abaixo.

4 ª Após a confirmação do pagamento e o recebimento da ficha entraremos em contato para enviar o link e a senha da plataforma. Também enviaremos o PDF da apresentação por e-mail.


Para outras informações, clique no link do meu site.

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br


quinta-feira, 12 de maio de 2022

Lidiane Leite ensina como desenvolver memória nas crianças

 A neuropsicopedagoga Lidiane Leite revela brinquedo e atividades para melhorar e aperfeiçoar a memória nas crianças.

  • Jogo - Genius ;
  • Livro-Caixinha - Ginástica da Memória ;
  • Livro-Caixinha - Cores em Ordem;
  • Livro-Caixinha - Qual não tem par;
  • Brincadeira – Ache 3 erros na figura ;
  • Brincadeira - Onde está o diferente;
  • Roda de Conversa - O que você fez no domingo;
  • Roda de Conversa - O que você comeu ontem na escola durante o almoço;
  • Roda de Conversa - Quem lhe trouxe hoje na escola;
  • Roda de Conversa - Qual o nome dos seus  pais, irmãos e primos;
  • Atividade - Qual peça foi retirada = Mostrar vários objetos ou figuras para a criança. Depois pedir que feche os olhos e retire um item. A criança deverá abrir olhos e dizer o que foi retirado. Outra possibilidade é incluir objetos ou figuras e pedir que a criança diga o que foi incluído.
  • Atividade -Palavra Oposta = Você deve dizer uma palavra e repetir o inverso. “Frio” a criança diz “quente”. Você diz “alto” a criança diz “baixo”.
  • Atividade - Quantas palavras = Fale palavras e a criança deverá contar e dizer quantas palavras você falou.  Por exemplo, diga pausadamente “lua”, ”boi” e ”ovo”.  Acriança deverá dizer 3 palavras.
  • Atividade - Reproduza a sequência = Faça 03 sons diferentes e peça para a criança imitar os sons na mesma sequencia. Exemplo   bater palma, gritar e bater o pé. A criança deverá ouvir e depois repetir.
  • Atividade - Diga a última palavra de cada frase = Diga uma frase curta como “A bola é azul”. A criança deverá rapidamente dizer “azul”. Você pode ir aumentando as frases.  “A bola é azul. O leite é branco”. A criança deve dizer “azul e branco”
  • Atividade – Inverta os números = Você deve dizer dois números em voz alta e devagar. A Criança deve repetir ao contrário. Por exemplo. “1 e 8”, a criança repete, “8 e 1”. VocÊ fala “6 e 9”. A criança diz “9 e 6.”

Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Exercícios para trabalhar o equilíbrio das crianças


Pensando em auxiliar no desenvolvimento motor das crianças e melhorar o equilíbrio, separei alguns exercícios, que recomendo em meus cursos e palestras.

- Pedir para criança ficar na posição de agachamento Afundo (uma perna dobrada e a outra perna, o joelho fica apoiado no chão) por 10 segundos - a partir de 3 anos consegue

- Se equilibrar na ponta dos pés juntos com os olhos fechados por 10 segundos - a partir de 5 anos consegue

- Ficar como saci pererê sem deixar a perna cair ou tombar para os lados por 10 segundos - a partir de 6 anos consegue

- Se equilibrar ficando de cocoras e em seguida abrir os braços abertos  por 10 segundos - a partir de 8 anos consegue

- Se equilibrar na ponta dos pés juntos com os olhos fechados por 10 segundos - a partir de 10 anos consegue

- Ficar como saci pererê e de olhos fechados por 10 segundos - a partir de 11 anos consegue

- Deitar em cima da bola grande e se locomover

- Estender uma corda no chão e andar em cima dela

- Andar ( olhos abertos e fechados ) com um livro na cabeça

- Andar ( olhos abertos e fechados ) segurando a colher na boca e equilibrando uma bolinha.

- Andar ( olhos abertos e fechados ) segurando um copo de água e não deixar derramar

- Colocar uma folha de sulfite na palma da mão. Abrir os dedos para apoiar bem a folha na mão. Depois fazer movimentos com a mão, sem deixar a folha cair. 


Lidiane Leite - Redes Sociais:

Aplicativo ➝ https://bityli.com/vgkjyY

Facebook ➝ https://bit.ly/2zAI4HP

Instagram ➝ https://bit.ly/2KHfRRG

Blog ➝ https://bit.ly/35hgbQU

YouTube ➝  https://bit.ly/3aFhhqI

Site  ➝  http://www.lidianeleite.com.br